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Catalogação do Acervo Artístico da Catedral Metropolitana de Campinas: Pinturas, Esculturas, Talha e Detalhes Arquitetônicos de 1840 a 1923.

Processo: 11/13432-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Jorge Sidney Coli Junior
Beneficiário:Paula Elizabeth de Maria Barrantes
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Catalogação   Arte sacra   Século XIX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Sacra | catalogação | Catedral Metropolitana de Campinas | Nossa Senhora da Conceição | Século XIX | Arte do século XIX

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo a catalogação e o levantamento das pinturas, esculturas, trabalhos de talha, detalhes arquitetônicos, mobiliário artístico que chegaram à Matriz Nova, hoje Catedral Metropolitana de Campinas, entre os anos de 1840 e 1923. O propósito é justificado e importante tanto para o conhecimento da arte do século XIX e da vida de Campinas, como para fazer deste passado um estudo do futuro. No momento o acervo artístico da Catedral não possui nenhuma catalogação, seu acervo no Museu Arquidiocesano é totalmente desconhecido e não estudado. A pesquisa servirá ao estudo acadêmico e ao uso da comunidade, principalmente, uma vez que a mesma terá acesso a informações no Museu que será reaberto com todo o acervo ainda inexplorado. A cidade de Campinas conta sua história através do acervo da Catedral Metropolitana, desde o período final de suas taipas em 1840 até 1923.A aquisição de pinturas e trabalhos de talha feitos por artistas hoje reconhecidos como José Barandier, vindo na missão francesa ao Brasil e Vitoriano dos Anjos, entalhador mestre vindo da refinada arte renascentista baiana, nos ligam a um passado de colonização europeia. Esculturas barrocas de caráter erudito vindas da Europa, policromadas e douradas, com carnação, nos mostram que a fé do povo no período procurava o melhor para sua cidade e igreja. O mobiliário estilo Luiz XV é rico e dourado, mas ainda não possui documentação sobre sua procedência. Pratarias e cristais do acervo fizeram parte também da casa dos agricultores mais abastados da cidade. Este acervo precisa ser conhecido e mantido através de uma metodologia acadêmica e sintonizada com os países mais avançados em museologia. Necessário se faz uma metodologia para coletar dados relevantes para a história da arte e uma metodologia de como tratar estes dados. É importante que esta pesquisa sirva de base a outras mais amplas sobre cada obra existente e que a história da Catedral e da cidade de Campinas seja preservado.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARRANTES, Paula Elizabeth de Maria. Catalogação do acervo artístico da Catedral Metropolitana de Campinas : pinturas, esculturas, talha e detalhes arquitetônicos de 1840 a 1923. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.