Busca avançada
Ano de início
Entree

Biblioteca e Leitura: o que nos apontam as dissertações e teses defendidas entre 2000-2009?

Processo: 11/15003-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Lilian Lopes Martin da Silva
Beneficiário:Renata Aliaga
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Estado da arte   Bibliotecas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca | Estado da arte | Leitura | Sociedade e Cultura

Resumo

Esta pesquisa investiga a produção acadêmica gerada nos dez últimos anos que se dedica a pensar as relações entre a leitura e a biblioteca, um espaço para a educação do homem moderno. Busca localizar, reunir, e classificar essa produção acadêmica em seus vários aspectos. Interroga os momentos, lugares e sujeitos envolvidos em sua produção, bem como as discussões e análises que realizam, as opções teóricas privilegiadas e os referenciais teóricos escolhidos. Equaciona seus diálogos (ou não) com as recentes ações e iniciativas dos poderes públicos em relação aos espaços e acervos para formação de leitores. Como pesquisa de caráter bibliográfico, busca construir uma visão do tipo "Estado da Arte", através do mapeamento e sistematização das pesquisas em leitura que abordam o tema da biblioteca. Toma como pressuposto que a leitura é uma prática histórica, social e cultural, composta portanto, de múltiplos objetos, espaços, formas, significados, etc. Pensamento que encontra sua ressonância nos referenciais da historia cultural, especialmente nos estudos de Chartier (1996 e outros). As reflexões de Michéle Petit (2008), Baratin e Jacob (2000), Silva (2001) e Perrotti (2008), entre outras ajudam a dar contorno ao assunto maior desta investigação. Da mesma forma, os trabalhos que se dedicam a refletir sobre os desafios e procedimentos de uma pesquisa do tipo 'Estado da Arte', como: Soares (1989); Fiorentini (1994); Ferreira (1999); Megid (1999); Ribeiro (2011); etc.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALIAGA, Renata. A biblioteca escolar na produção acadêmica sobre leitura: movimentos, diálogos, aproximações. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.