Busca avançada
Ano de início
Entree


A biblioteca escolar na produção acadêmica sobre leitura: movimentos, diálogos, aproximações

Texto completo
Autor(es):
Renata Aliaga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Lilian Lopes Martin da Silva; Norma Sandra de Almeida Ferreira; Eliana Kefalas Oliveira
Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
Resumo

Esta pesquisa teve como um de seus objetivos inventariar a produção acadêmica gerada na última década (2000- 2010) e que se dedicou a pensar as relações entre a leitura e a biblioteca. O recorte temporal escolhido apoiou-se em pesquisa anterior (Ferreira, 1999), e, assim como outras investigações, deu corpo a uma das frentes de trabalho do grupo de pesquisa `Alfabetização, Leitura e Escrita¿(ALLE). Buscou localizar e reunir essa produção, aproximando reflexões desenvolvidas em diferentes localidades do país, interrogando momentos, lugares e sujeitos envolvidos. Como pesquisa de caráter bibliográfico, buscou construir uma visão do tipo "Estado da Arte", através do mapeamento e sistematização das investigações em leitura que abordam o tema da biblioteca, tomando como suporte teórico as pesquisas de Ferreira (1999, 2002, 2003); Teixeira e Megid (2006) e Ribeiro (2011). A sistematização dos dados evidenciou uma produção com características bastante diversas, mas que se concentra majoritariamente em programas de pós-graduação em educação. A leitura dos resumos desse último conjunto nos permitiu esboçar e discutir como a biblioteca escolar se apresenta nessa recente produção acadêmica, suas ênfases e seu diálogo com as preocupações e desafios desse campo. As reflexões de Michéle Petit (2008), Jacob (2008), Silva (2001, 2005, 2012) e Moreira (2008, 2012), ajudaram a dar contorno ao assunto maior desta investigação, assim como os referenciais da história cultural, especialmente os estudos de Roger Chartier (1994, 1996, e outros) (AU)

Processo FAPESP: 11/15003-0 - Biblioteca e Leitura: o que nos apontam as dissertações e teses defendidas entre 2000-2009?
Beneficiário:Renata Aliaga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado