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O gênero em questão: crítica e formação nos Bildungsromane The Secret Life of Bees (2002), de Sue Monk Kidd e Sapato de Salto (2006), de Lygia Bojunga

Processo: 11/15151-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Cláudia Maria Ceneviva Nigro
Beneficiário:Juliane Camila Chatagnier
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Contemporaneidade   Gêneros textuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bildungsroman feminino | contemporaneidade | Gênero | Sapato de salto | The Secret Life of Bees | Gênero

Resumo

Neste trabalho, serão discutidas as questões de gênero, presentes em algumas teorias e críticas pontuais (tais como Beauvoir, Wittig, Hollanda e Butler), e, com base nestas teóricas, serão analisados dois romances contemporâneos, o norte-americano The Secret Life of Bees (2002), de Sue Monk Kidd, e o brasileiro Sapato de salto (2006), de Lygia Bojunga, com o intuito de cotejar o modo como cada escritora apresenta o processo de formação das protagonistas em suas obras. Uma vez que esses romances são considerados Bildungsromane femininos torna-se necessário, também, verificar como a forma destes romances de formação (Bildungsroman) influencia na construção do feminino (gênero) das personagens principais das obras supracitadas. É pertinente ressaltar que a formação das protagonistas será avaliada de acordo com as perspectivas críticas adotadas em que o sujeito é performativo e reivindica posições como marca da própria identidade. Como aparato crítico-teórico, utilizar-se-ão as obras de Laclau (1990), Ortiz (1994) e Santos (2001), para a contextualização do período no qual as narrativas estão inseridas (contemporaneidade); os trabalhos de Pinto (1990) e Maas (2000), para estudo sobre o romance de formação tradicional ou feminino; as perspectivas de Beauvoir (1974), Wittig (1982), Hollanda (1994) e Butler (1990; 2001; 2004), para questões do gênero feminino.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHATAGNIER, Juliane Camila. O gênero em questão: crítica e formação nos Bildungsromane The Secret Life of Bees, de Sue Monk Kidd, e Sapato de salto, de Lygia Bojunga. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.