Busca avançada
Ano de início
Entree

Hesitações em início de enunciados de crianças em aquisição de linguagem

Processo: 11/15367-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Cristyane de Camargo Sampaio Villega
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição da Linguagem | Discurso | Hesitações | Aquisição da linguagem

Resumo

A proposta da pesquisa é analisar as hesitações em início de enunciados na linguagem infantil sob olhar lingüístico-discursivo, segundo o qual as hesitações serão consideradas como marcas das negociações do sujeito com os outros constitutivos do seu discurso. A análise será orientada pelos seguintes objetivos: (1) verificar a existência (ou não) de marcas hesitativas no início de enunciados no discurso de crianças, com desenvolvimento típico de linguagem e em aquisição, na produção oral de discurso aberto; (2) caracterizar as marcas hesitativas encontradas; (3) verificar em que medida a presença/ausência de marcas de hesitação no início desses enunciados se explicaria por fatos recuperáveis na produção dos discursos das crianças. Serão sujeitos desta pesquisa 19 crianças entre cinco e seis anos de idade, que freqüentam o nível Infantil II em uma Escola Municipal de Educação Infantil da cidade de Marília. Tais crianças participarão de uma entrevista na qual falarão de seus conhecimentos sobre instrumentos musicais de corda, gravada, individualmente, no interior de uma cabine acústica. A análise dos resultados será feita a partir de subsídios extraídos de estudos lingüísticos discursivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILLEGA, Cristyane de Camargo Sampaio. Hesitações em início de enunciados de crianças em aquisição de linguagem. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.