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A sintaxe nas gramáticas brasileiras do século XIX: estudo historiográfico

Processo: 11/16903-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Olga Ferreira Coelho Sansone
Beneficiário:Bruna Soares Polachini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sintaxe   Século XIX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gramáticas Brasileiras do Português | Historiografia Linguistica | Século XIX | Sintaxe | Historiografia Linguística

Resumo

O século XIX é um período de flutuações teóricas e metodológicas nos estudos sobre a linguagem e é também um período em que começam a acontecer mudanças sintáticas no Português do Brasil, as quais têm sido muito descritas desde o final do século XX, sobretudo no escopo das pesquisas sobre mudança paramétrica. Nosso objetivo é verificar, de um lado, como as flutuações teóricas e metodológicas características do período chegam a esses textos gramaticais, e, por outro, como e se o português do Brasil é incorporado às descrições e, em caso de incorporação, se elas incluem menções a fenômenos que mais tarde serão identificados como fenômenos de mudança linguística. Para realizar a análise dessas questões, pretendemos utilizar a proposta de Swiggers (2005) de pensar a produção do conhecimento linguístico como um todo em que se podem identificar 'capas', a saber: uma teórica, uma técnico-metodológica, uma documental e uma contextual. A partir disso, pensando na função da metalinguagem na configuração do conhecimento linguístico, fizemos uma seleção de metatermos que, por hipótese, vão permitir que nos aproximemos dessas quatro capas definidas por Swiggers (2005). Assim, enfocando o que este teórico pensa como 'capa teórica', observaremos nas obras como são definidos, nas seções introdutórias dos textos, os termos língua, linguagem, e gramática; na análise da dimensão técnico-metodológica, pretendemos levantar exaustivamente o conjunto vocabular relativo ao tratamento da sintaxe (em relação aos seus significantes, significados, taxionomia e exemplos); e, para a análise da capa documental, vamos observar os dados de língua portuguesa privilegiados em cada obra, se PB ou PE. O estudo da capa contextual prevê que façamos uma correlação do conjunto total de metatermos e de seus valores nos textos com os específicos contextos de produção e de circulação das obras.

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