Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de ligas de cobre como detector eletroquímico de aminoácidos em cromatografia de ions.

Processo: 11/04043-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Victor Costa Bassetto
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/02849-3 - Uso de ferramentas de espectroscopia Raman acoplada a eletroquímica para a investigação dos mecanismos de oxidação de aminoácidos sobre eletrodos de cobre, BE.EP.MS
Assunto(s):Aminoácidos   Ligas de cobre   Eletroanalítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aminoácidos | Cromatrogra de ions | eletroanalítica | ligas de cobre | Eletroanalítica

Resumo

Aminoácidos são os blocos construtores da vida, desde tecidos a receptores celulares temos o envolvimento dessas moléculas. Assim, a capacidade de analise deste tipo em especial de molécula é de vital importância para a ciência. Análise essa que deve vir desde a morfologia molecular até a quantificação nas amostras. Para viabilizar o estudo quantitativo, a técnica usualmente escolhida é a cromatografia líquida com uso de detecção espectrofotométrica. A versatilidade da cromatografia é conhecida a décadas, sendo que esta técnica de separação é aplicada nas mais diversas situações, o que acarreta interesse em gerar novas aplicações. Porém esta técnica apresenta limitações, sejam de custo ou de sensibilidade. A proposta deste trabalho é atuar na melhoria da sensibilidade da detecção de aminoácidos com o uso de eletrodos de liga de cobre, que possuem um custo menor que os eletrodos convencionais de materiais nobres. A atividade eletroquímica e sua reatividade com biomoléculas são conhecidas, contudo suas limitações ligadas a resistência, química e física do material dificultam sua utilização prática. Com estudos eletroquímicos e posteriormente acoplando a um sistema cromatográfico, será verificada a viabilidade do emprego de ligas de cobre como material eletródico. Ligas estas que serão estudadas para detecção de aminoácidos sem a necessidade de derivatizações destes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSETTO, VICTOR COSTA; RUSSELL, ANDREA E.; KUBOTA, LAURO TATSUO; BARTLETT, PHILIP N.. Preparation of copper sphere segment void templates for electrochemical SERS and their use to study the interaction of amino acids with copper under potentiostatic control. Electrochimica Acta, v. 144, p. 400-405, . (11/04043-0, 08/57805-2, 13/02849-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSETTO, Victor Costa. Emprego de ligas de cobre como detector eletroquímico de aminoácidos em cromatografo de íons. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.