Busca avançada
Ano de início
Entree

Trombectomia com anel de vollmar e cateter de fogarty no tratamento da trombose experimental de jugular em equinos

Processo: 11/23467-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Hussni
Beneficiário:Dietrich Pizzigatti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Procedimentos cirúrgicos vasculares   Trombose   Equinos

Resumo

A trombose jugular nos equinos ocorre com frequência em situações iatrogênicas, secundárias a quadros de endotoxemia e coagulação vascular disseminada, podendo levar ao óbito. O tratamento preventivo com agentes antitrombóticos tem reduzido a gravidade e frequência de casos. No entanto, situações em que há cronicidade do quadro, com intensa aderência do trombo ao vaso, a terapêutica farmacológica pode ser insatisfatória sendo necessária a intervenção cirúrgica. O objetivo deste trabalho é avaliar a aplicabilidade da trombectomia com Anel de Vollmar e observar a ação da passagem do cateter de Fogarty através de trombos aderidos, mesmo na não realização plena da trombectomia neste procedimento. Serão utilizados 10 equinos hígidos divididos em dois grupos sendo estes os tratados com anel de Vollmar (GV) e com o cateter de Fogarty (GF) de cinco animais cada, após induzida trombose jugular unilateral direita. Durante vinte e dois dias, os animais serão avaliados em momentos específicos, quanto aos parâmetros físicos, laboratoriais, ultrassonográficos e venográficos, compreendendo quatro períodos de avaliação: pré-indução à flebite (MPF); período indução da flebite mantida (MFM), que tem 72 horas de duração; o período de tromboflebite (MT), onde os animais serão avaliados por sete dias; e após a aplicação das técnicas de correção de trombose, o período pós-operatório (MPT). Estima-se o uso de um novo instrumento na realização da trombectomia e as possíveis ativações de recanalização vascular após a passagem do cateter e Fogarty pelo trombo, considerada a permanência total ou parcial deste trombo em fase crônica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIZZIGATTI, Dietrich. Trombobectomia com anel de Vollmar e utilização do cateter de Fogarty no tratamento da trombose jugular experimental em equinos. 2015. 130 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.