Busca avançada
Ano de início
Entree

Formas plurais: eficiência ou barganha?

Processo: 11/23495-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Maria Sylvia Macchione Saes
Beneficiário:Paula Sarita Bigio Schnaider Nissimoff
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/00296-7 - Formas plurais: eficiência ou barganha?, BE.EP.DR
Assunto(s):Eficiência   Custo de transação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:barganha | custo de transação | Eficiência | formas plurais | Economia das organizações/estratégia

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende contribuir para a temática das formas plurais, as quais consistem do uso concomitante de diferentes formas organizacionais na governança de transações similares e dotadas dos mesmos atributos. Esse fenômeno desafia a hipótese do alinhamento eficiente discriminante desenvolvida por Williamson (1996), na medida em que esta prevê a convergência dessas transações para uma única estrutura de governança, a mais eficiente. Propõe-se a realização de um estudo relativo às motivações subjacentes a essa estratégia. Particularmente, analisam-se as hipóteses de eficiência e de barganha como motivadores de formas plurais. Para o desenvolvimento da pesquisa, será realizada primeiramente uma abordagem teórica baseada na Nova Economia Institucional, a qual será, posteriormente, complementada com a apresentação de evidências empíricas. Para tanto, pretende-se realizar uma survey em empresas cujas cadeias de suprimentos apresentam formas plurais. Os dados primários coletados serão analisados por meio da técnica de análise qualitativa comparada, a qual será realizada com o auxílio do software "Tosmana", que utiliza álgebra booleana para solucionar as expressões lógicas que, por sua vez, revelam os fatores determinantes para o estabelecimento do resultado observado (formas plurais).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIGIO SCHNAIDER, PAULA SARITA; MACCHIONE SAES, MARIA SYLVIA; RAYNAUD, EMMANUEL. It takes two to tango: combining asset specificity and uncertainty to explain the diversity of plural forms. INTERNATIONAL FOOD AND AGRIBUSINESS MANAGEMENT REVIEW, v. 25, n. 2, p. 17-pg., . (13/00296-7, 11/23495-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NISSIMOFF, Paula Sarita Bigio Schnaider. Heterogeneidade de formas plurais: uma abordagem de custos de transação revisada. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.