Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise 3-D do ritmo escápulo-umeral durante a elevação do braço no plano da escápula em adultos saudáveis e crianças típicas

Processo: 11/23804-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paula Rezende Camargo
Beneficiário:Giovanna Gurgel Fornasari
Instituição-sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cinemática   Escápula   Ombro   Fisioterapia

Resumo

Introdução: A relação entre a elevação da articulação glenoumeral e a rotação superior da articulação escapulotorácica é denominada ritmo escápulo-umeral. Conhecer a contribuição da articulação escapulotorácia para o movimento de elevação do braço é essencial para entender o funcionamento, alterações e padrão de normalidade do complexo do ombro auxiliando na avaliação de pacientes e na realização de planos de tratamento. Já está bem descrito na literatura o ritmo escápulo-umeral em adultos, porém em crianças este tipo de estudo é escasso. Objetivo: Comparar o ritmo escápulo-umeral 3-D em adultos saudáveis e crianças típicas durante a elevação do braço no plano da escápula. Metodologia: Participarão deste estudo 25 adultos saudáveis (18-60 anos) 25 crianças típicas (8-12 anos) de ambos os sexos, sem históricos de patologias no ombro ou cervical. Os voluntários serão submetidos a avaliação 3-D da cinemática escapular durante a elevação do braço no plano da escápula. Serão realizadas três repetições. A razão da elevação da glenoumeral pela rotação superior da escapulotorácica será calculada a cada 30° de incremento de elevação do braço (30°-60°, 60°-90°, 90°-120°) e de 30º-120°de elevação do braço. A análise estatística dependerá da normalidade dos dados que será avaliado por meio do teste Shapiro-Wilk, com nível de significância alfa de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HABECHIAN, FERNANDA A. P.; FORNASARI, GIOVANNA G.; SACRAMENTO, LUCIANE S.; CAMARGO, PAULA R. Differences in scapular kinematics and scapulohumeral rhythm during elevation and lowering of the arm between typical children and healthy adults. JOURNAL OF ELECTROMYOGRAPHY AND KINESIOLOGY, v. 24, n. 1, p. 78-83, FEB 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.