Busca avançada
Ano de início
Entree

Receptores glutamatérgicos metabotrópicos mGluR1/5: neuroadaptações relacionadas à sensibilização comportamental e consumo de etanol.

Processo: 11/23954-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Rosana Camarini
Beneficiário:Karina Possa Abrahão
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glutamatos   Plasticidade neuronal   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etanol | glutamato | Ltd | mGluR1 | Nucleus Accumbens | Plasticidade sináptica | 5 | Neurobiologia da dependência

Resumo

Nem todos os usuários de drogas se tornam dependentes, mas o indivíduo dependente de drogas tem grande dificuldade em desfocar dos estímulos associados à ela e aprender novas associações. Isto se deve à indução de alterações drásticas de plasticidade sináptica decorrentes da exposição repetida às drogas, principalmente em regiões do sistema de recompensa como o núcleo accumbens. As alterações do sistema glutamatérgico associadas à plasticidade sináptica são moduladas pelos receptores glutamatérgicos metabotrópicos, possíveis alvos para o tratamento da dependência. Os receptores mGluR1/5 tem envolvimento nos processos de consumo de etanol e na indução de plasticidade. No entanto, pouco se sabe sobre como a exposição repetida ao etanol pode alterar a expressão e o funcionamento desses receptores. Neste estudo pretendemos unir técnicas farmacológicas, bioquímicas e eletrofisiológicas para avaliar a expressão (western blot) e função (micro-infusão de fármacos e/ou eletrofisiologia de slices) dos receptores mGluR1/5 em camundongos (Suíço Albino) que desenvolveram sensibilização comportamental (uma forma de adaptação comportamental associada à vulnerabilidade a dependência) ou que consumiram voluntariamente etanol. Considerando que nem todos os animais desenvolvem a sensibilização ou consomem altos níveis de etanol, avaliaremos se a variabilidade individual nos modelos comportamentais estudados está associada à plasticidade de receptores mGluR1/5.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)