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Efeitos da Redução da Interferência sobre a Consolidação da Memória em Pacientes Amnésicos: uma possível técnica de reabilitação

Processo: 12/02804-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Luciane Simonetti
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/23383-7 - Efeitos da redução da interferência sobre a consolidação da memória em pacientes amnésicos: uma possível técnica de reabilitação, AP.R
Assunto(s):Amnésia   Neuropsicologia   Consolidação da memória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amnésia | Consolidação da memória | Interferência retroativa | Memória por reconhecimento | Reabilitação da memória | Recordação livre | Neuropsicologia

Resumo

A amnésia anterógrada refere-se à perda da capacidade de formar novas memórias e tem grande impacto no cotidiano dos indivíduos acometidos. As técnicas de reabilitação existentes visam compensar essas dificuldades através do uso de agendas ou repetição exaustiva do material a ser aprendido (utilizando-se de habilidades preservadas de memória implícita). Estudos recentes mostraram que boa parte dos pacientes amnésicos pode aprender um material apresentado uma única vez se a apresentação desse material for seguida por um período de retenção com pouca interferência. Caso sejam replicados em nosso meio, esses achados podem levar ao desenvolvimento de técnicas alternativas de reabilitação para esses pacientes. Esse projeto objetiva replicar esses resultados e identificar se os pacientes que não se beneficiam da redução da interferência não o fazem por não consolidar a memória ou por não conseguirem recuperá-la (comparando técnicas de evocação livre com reconhecimento). Serão avaliados 12 pacientes com diagnóstico de amnésia e um grupo controle, pareado por idade, gênero e escolaridade. Os sujeitos serão submetidos a tarefas de recordação de listas de 15 palavras. Após a apresentação e recordação imediata de cada lista, seguir-se-á um período de retenção que poderá ser composto por uma situação de pouca ou de muita interferência. Na primeira, o indivíduo ficará numa sala sem nenhuma atividade por 6 minutos; na segunda, o indivíduo realizará uma atividade que demande atenção pelo mesmo período. Após o período de retenção o indivíduo deverá fazer a recordação tardia da lista que poderá ser por evocação livre ou por reconhecimento.

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