Busca avançada
Ano de início
Entree

Perda rápida de peso e sistema imune: relação com glutamina plasmática e efeitos da suplementação de glutamina

Processo: 11/22845-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Antonio Herbert Lancha Junior
Beneficiário:Aline Cristina Capparelli Tritto
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição esportiva   Suplementação alimentar   Glutamina   Sistema imune   Exercício físico   Perda de peso   Atletas

Resumo

Os esportes de combate sempre tiveram relevância no mundo esportivo. Com o objetivo de proporcionar disputas mais justas, os atletas são agrupados em categorias de peso. Por isso, a grande maioria dos atletas reduzem de forma significativa a quantidade de peso às vésperas das competições que pode ocasionar a supressão do sistema imunológico. A glutamina é um aminoácido fundamental para o adequado funcionamento do sistema imunológico. Sabe-se que o exercício físico causa, de forma aguda, uma redução na concentração plasmática de glutamina. Além disso, estudos demonstraram que tanto a restrição alimentar quanto o aumento da carga de treino podem, causar redução da glutamina plasmática. Essa redução pode comprometer o funcionamento de algumas células do sistema imune, aliado com a imunosupressão resultada a partir da perda rápida de peso e aumento na incidência de infecções do trato respiratório superior. Com base nisso, objetivo do trabalho é verificar o impacto da perda rápida de peso, com ou sem suplementação com glutamina, sobre a resposta imune em atletas durante e após um período de perda rápida de peso, e sua correlação com a glutaminemia. Cerca de 80 competidores de luta, do sexo masculino, com idade entre 18 e 30 anos farão parte do estudo com seguinte desenho: os atletas serão inicialmente divididos, de forma não aleatória, em dois grupos: os que perdem entre 5-10% do peso corporal e os que perdem menos de 2% do peso corporal. Em seguida, os 60 atletas que perdem peso serão distribuídos de forma aleatória em 3 diferentes grupos experimentais: 1) grupo glutamina, 2) grupo placebo isonitrogenado e 3) grupo placebo isocalórico. Todos os atletas serão submetidos às avaliações de determinação da concentração de glutamina, proteína total, atividade da enzima CK, parâmetros relacionados ao sistema imune, pregas cutâneas, recordatório alimentar, questionário sobre infecções em três ocasiões diferentes: 21 dias antes da competição, 1 dia antes da competição e 5 dias após a competição. O tempo de suplementação será de 10 dias com início 5 dias antes da competição. Além de análises descritivas, serão conduzidas análises de variância de modelos mistos para medidas repetidas. O nível de significância adotado será de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRITTO, ALINE C. C.; AMANO, MARIANE T.; DE CILLO, MARIA E.; OLIVEIRA, VINICIUS A.; MENDES, SANDRO H.; YOSHIOKA, CAROLINE; ROSCHEL, HAMILTON; CAMARA, NIELS OLSEN S.; GUALANO, BRUNO; ARTIOLI, GUILHERME G. Effect of rapid weight loss and glutamine supplementation on immunosuppression of combat athletes: a double-blind, placebo-controlled study. JOURNAL OF EXERCISE REHABILITATION, v. 14, n. 1, p. 83-92, FEB 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.