Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência da infecção bacteriana da glândula mamária na qualidade do colostro e transferência de imunidade passiva aos bezerros neonatos

Processo: 11/20707-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Viviani Gomes
Beneficiário:Renata de Freitas Leite
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunização passiva   Mastite bovina   Colostro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colostrum | mastitis | newborn calves | transfer of passive immunity | Buiatria

Resumo

A mastite é um processo inflamatório da glândula mamária causada principalmente por agentes bacterianos. A maior taxa de infecção do rebanho ocorre no período seco e fase inicial da lactação, assim, vacas recém-paridas podem apresentar esta doença na primeira ordenha pós-parto. Portanto, a hipótese desta pesquisa é que o processo inflamatório da glândula mamária pode alterar o padrão de resposta imunológica da glândula mamária, anteriormente focada na produção de colostro. Assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar a influência da mastite na qualidade imunológica do colostro e transferência de imunidade passiva dos bezerros neonatos. Nesta pesquisa serão selecionadas dez fêmeas bovinas gestantes e hígidas da raça Holandesa preta e branca, acompanhadas no último mês de gestação até o momento da primeira ordenha. Serão colhidas amostras de colostro de primeira ordenha (n=40) e amostras de sangue dos bezerros recém-nascidos em diferentes momentos pós-parto. Inicialmente, as amostras de colostro serão submetidas ao exame bacteriológico para detecção da infecção bacteriana. Para avaliar a qualidade do colostro serão realizadas as seguintes provas: contagem de células somáticas e mensuração indireta das imunoglobulinas pela prova de turbidez em sulfato de zinco. A transferência de imunidade passiva dos bezerros será verificada pela avaliação do leucograma, teores de proteínas séricas totais, albumina, gamaglobulina, gamaglutamil transferase (GGT) e turbidez em sulfato de zinco. A distribuição dos dados será avaliada pelo Teste de Kolmogorov-Smirnov. Caso os dados tenham distribuição paramétrica serão submetidos à análise de variância e suas médias confrontadas pelo teste de Duncan. As variáveis com distribuição não-paramétrica serão comparadas pelo teste de Mann-Whitney.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA FREITAS LEITE; CAMILA COSTA BACCILI; CYNTHIA PEREIRA DA COSTA E SILVA; SYLVIA MARQUART FONTES NOVO; VINICIUS ALVIM PASSOS BALDACIM; NILSON ROBERTI BENITES; VIVIANI GOMES. Transferência de imunidade passiva em bezerras alimentadas com colostro de vacas com mastite subclínica. Arq. Inst. Biol., v. 84, . (11/20707-6)