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O lado B da "linha evolutiva": um estudo sobre a formação da "má" música popular brasileira

Processo: 12/05841-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:José Roberto Zan
Beneficiário:Adelcio Camilo Machado
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos 1940 e 1950 | música popular | Musicologia popular

Resumo

O presente trabalho se destina ao estudo de um segmento da produção fonográfica dos anos 1940 e 1950 que foi caracterizado como sendo de "mau" gosto. Esse repertório foi produzido em um período em que se intensificavam certas distinções na música popular brasileira: de um lado, havia uma massificação do rádio, processo ao qual se vinculavam os cantores do rádio, que se transformaram em alguns dos primeiros grandes ídolos de massa no país; de outro, verificava-se a emergência de espaços de maior intimismo, como eram as boates de Copacabana, onde se praticava um repertório considerado moderno. Portanto, a pesquisa destina-se a estudar as relações entre esses dois pólos, verificando de que maneira se construiu, no plano dos discursos e das práticas musicais, a ideia de uma "má" música popular brasileira.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)