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O lado B da linha evolutiva: Nelson Gonçalves e a má música popular brasileira dos anos 1940 e 1950 = The B-side of the evolutionary line: Nelson Gonçalves and the bad popular music of the 1940s and 1950s

Texto completo
Autor(es):
Adelcio Camilo Machado
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Roberto Zan; Heloísa de Araújo Duarte Valente; Eduardo Vicente; Antônio Rafael Carvalho dos Santos; Jorge Luiz Schroeder
Orientador: José Roberto Zan
Resumo

Uma parcela significativa das narrativas sobre a música popular brasileira se orienta pela suposta existência de uma linha evolutiva nesse repertório, que teria se iniciado na geração dos anos 1930 e atingiria um ponto de maturidade na MPB da década de 1960. Nessa construção histórica, grande parte da música popular produzida durante as décadas de 1940 e 1950 acaba sendo excluída. Contudo, trata-se de um período no qual a música popular foi atravessada por diversos embates simbólicos, os quais dão indícios de uma segmentação de gostos e da formação de uma hierarquia de legitimidades nesse cenário. Diante disso, a presente pesquisa buscou estudar esse repertório, procurando evidenciar de que maneira se construíam, naquele contexto, as distinções entre a "boa" e a "má" música popular brasileira. Para orientar essas discussões, tomou-se como eixo central o repertório interpretado pelo cantor Nelson Gonçalves, que foram transcritas, analisadas e cotejadas com outras canções do período. Tais análises, articuladas a um levantamento da crítica musical dos anos 1940 e 1950, puderam revelar algumas das tensões simbólicas que marcaram a produção musical do período (AU)

Processo FAPESP: 12/05841-0 - O lado B da "linha evolutiva": um estudo sobre a formação da "má" música popular brasileira
Beneficiário:Adelcio Camilo Machado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado