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O jogo da partilha: um estudo com crianças para identificar seu padrão comportamental na divisão de recursos

Processo: 11/17188-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Alice Frungillo Lima
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos educativos   Crianças   Tomada de decisão   Análise de variância   Modelo experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento de tomar decisões | crianças | Escolha e Preferência | Jogo da Partilha | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Jogos econômicos têm sido úteis como modelos experimentais de situações de interação social complexa. Psicólogos interessados no fenômeno da generosidade têm utilizado jogos econômicos para estudar processos de tomada de decisão e distribuição de recursos. Um desses jogos se denomina Jogo da Partilha e pesquisas têm analisado os efeitos de algumas variáveis sobre como as pessoas alocam recursos, dentre elas: gênero do distribuidor ou do receptor, interação humana versus interação computadorizada, incentivo monetário real ou hipotético, etc. O objetivo dessa pesquisa é identificar o padrão comportamental de crianças pré-escolares no Jogo da Partilha e se demonstram consistentemente ou não suas opiniões em como dividir um recurso em um paradigma de escolha forçada, tal como no Jogo da Partilha. Em um delineamento intrassujeitos, 32 crianças pré-escolares de quatro anos farão escolhas ao longo de blocos de repetidas tentativas, cada um envolvendo cinco oportunidades de escolha, para distribuir os recursos entre si e um participante invisível, passivo, podendo escolher otimizadamente, mas não competitivamente, igualmente, mas não de maneira otimizada, menos otimizadamente, mas mais competitivamente e de maneira altruística. Os estudos também permitirão uma comparação entre - sujeitos a respeito do gênero dos participantes. Uma análise de variância será conduzida. Estes jogos são importantes porque permitem: analisar as contingências envolvidas na tomada de decisão das pessoas, caracterizar as escolhas, como ideal, justa ou competitiva, e trazer sob escrutínio o exame dos possíveis efeitos de outras variáveis (por exemplo, sexo, incentivo monetário, quantidade de dinheiro, informações, etc) sobre as distribuições das escolhas das pessoas, para determinar se essas escolhas são estáveis ou influenciadas por essas variáveis. Posteriormente, os efeitos de outras variáveis serão analisados. (AU)

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