Busca avançada
Ano de início
Entree

A prática em conjunto de flauta doce: contribuições para um aprendizado significativo

Processo: 12/05454-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Isamara Alves Carvalho
Beneficiário:Laís Figueiroa Ivo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical   Ensino e aprendizagem   Práticas pedagógicas   Flauta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Flauta doce | Grupos de Flauta Doce | performance | Prática de Conjunto | Praticas pedagogicas | Flauta doce

Resumo

A presente pesquisa pretende demonstrar como a prática de conjunto pode contribuir para uma vivência musical significativa em diferentes contextos de aprendizagem da Flauta Doce e como os conhecimentos musicais contidos nessa prática podem ser desenvolvidos através desse instrumento. Durante seu percurso histórico a Flauta Doce assumiu diversas funções, desde instrumento artístico - ora tendo mais destaque a sua execução em grupo, ora como solista - passando por instrumento musicalizador, chegando a ser inferiorizado devido ao seu mau uso feito por profissionais despreparados para lecioná-lo. Atualmente, no Brasil, é possível perceber uma tímida, porém crescente valorização da Flauta Doce enquanto instrumento artístico, como fora no início, e enquanto instrumento musical possuidor de diversas possibilidades a serem exploradas na educação musical de crianças e jovens. Nesse ínterim, destacam-se a atuação de diversos grupos de flautas doces, em várias formações, ligados tanto a práticas performáticas quanto a práticas pedagógicas. Pretendemos investigar tais grupos a fim de contribuir para as pesquisas sobre a Flauta Doce e para a valorização desse instrumento musical, que apesar de ser um dos mais antigos e de ser amplamente utilizado nas escolas, é carregado de estereótipos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)