Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de biomarcadores de aflatoxina B1 e aplicabilidade na avaliação da eficiência de adsorvente em frangos de corte.

Processo: 12/07726-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Ricardo de Albuquerque
Beneficiário:Ágatha Cristina de Pinho Carão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/20895-4 - Avaliação de adutos AFB1-Lisina e AFB1-N7-guanina como biomarcadores de exposição humana e animal às aflatoxinas, AP.TEM
Assunto(s):Biomarcadores   Avicultura   Micotoxinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avicultura | biomarcadores | Micotoxinas | Avicultura

Resumo

As aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por fungos toxigênicos das espécies Aspergillus flavus, A. parasiticus e A. nominus. São amplamente encontradas em matérias-primas de rações animais, em especial o milho, e têm a capacidade de levar a quadros clínicos agudos ou crônicos de aflatoxicose, caracterizados por, desde a morte por hepatite aguda até a diminuição do desempenho zootécnico por diminuição de peso ou consumo de ração. A aflatoxina B1 tem sido considerada o metabólito mais perigoso, uma vez que possui alto poder hepatotóxico, além de ser mutagênica e carcinogênica. Atualmente a ciência trabalha rumo à descoberta de substâncias que sejam indicadoras confiáveis de contaminação por componentes tóxicos em homens e em animais, os chamados biomarcadores. Biomarcadores medem uma mudança celular, biológica ou molecular em um meio biológico (tecidos humanos, células ou fluídos) que fornecem informação a respeito de uma doença ou exposição a uma determinada substância. A detecção de biomarcadores específicos pode auxiliar na identificação, no diagnóstico e no tratamento de indivíduos afetados que podem estar sob risco, mas ainda não exibem os sintomas. Sendo assim, com o auxílio de análises que confirmem a patogenicidade da aflatoxina B1 (dosagem de proteínas, da atividade de enzimas hepáticas, da avaliação da função renal, de hematologia e dosagem de minerais séricos com o complemento de exame de densitometria óssea), o objetivo deste trabalho é avaliar a aplicabilidade da determinação de resíduos de AFB1 e AFB1-lisina na avaliação da eficiência de adsorventes em frangos de corte.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARÃO, Ágatha Cristina de Pinho. Determinação de biomarcadores de aflatoxina B1 e aplicabilidade na avaliação da eficiência de adsorventes em frangos de corte. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) Pirassununga.