Busca avançada
Ano de início
Entree

Sequência de ensino-aprendizagem de relatividade restrita: estudo de habilidades estruturantes

Processo: 12/01676-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Jorge Luiz Nicolau Junior
Supervisor: Gesche Pospiech
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Technische Universität Dresden (TU Dresden), Alemanha  
Vinculado à bolsa:11/04490-7 - Relatividade no Ensino Médio utilizando uma sequência de ensino-aprendizagem, BP.MS
Assunto(s):Ensino médio   Métodos de ensino   Física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física Moderna e Contemporânea | Ensino Médio | Paradoxo dos Gêmeos | Relatividade Restrita | Sequências de Ensino-Aprendizagem - TLS | Ensino de física moderna e contemporânea

Resumo

Este projeto prevê o desenvolvimento estudos aplicados sobre o papel da matemática no ensino de Relatividade Restrita por meio de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS - Teaching-learning sequences) junto ao grupo de pesquisas da Prof. Pospiech situado na Technische Universität Dresden, Alemanha. Atualmente estamos preparando a aplicação de uma segunda versão da TLS-RR, criada pelo nosso grupo de pesquisas no Brasil, por um professor e escola alemã. Iremos modificar a TLS-RR objetivando o desenvolvimento de habilidades matemáticas estruturantes para aplicação e coleta de dados em ambiente real de aplicação. Faremos posteriormente a análise e validação das modificações conforme a metodologia apresentada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)