Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens do desejo: passagens da arte à publicidade

Processo: 12/03313-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Márcio Orlando Seligmann-Silva
Beneficiário:Aléxia Cruz Bretas
Supervisor: Antonia Birnbaum
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Vinculado à bolsa:10/52158-9 - Imagens dialeticas: passagens entre a literatura, as artes e a filosofia, BP.PD
Assunto(s):Teoria crítica   Modernidade   Propaganda   Estética (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estética | Imagens do Desejo | modernidade | passagens | Teoria Crítica | Walter Benjamin | Filosofia, literatura e outras produções culturais

Resumo

A partir de uma abordagem crítica e reconstrutiva do trabalho das Passagens de Walter Benjamin, esta pesquisa pretende demonstrar a centralidade das constelações imagéticas para a elaboração teórica deste autor, valendo-se, para tanto, da análise de três fenômenos fundamentais em sua apresentação da modernidade como história primeva (Urgeschichte) do século XIX: o Jugendstil, a moda e, sobretudo, o reclame - protótipo da publicidade. Para isso, o diálogo entre a arte e a técnica assume um papel determinante na configuração de um certo "Kitsch onírico" (Traumkitsch), no qual as figuras do mito, da natureza e do sonho se constelam em "imagens do desejo" (Wunschbilder) espetacularizadas pelo culto fetichista à mercadoria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)