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O estatuto da partícula "le" na fala de um sujeito afásico - um estudo da reconstrução da linguagem em contextos conversacionais

Processo: 12/07941-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Nathalia Do Nascimento Epifânio
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Afasia   Conversação   Neurolinguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afasia | Conversação | prompting | Neurolinguística

Resumo

O objetivo do presente trabalho é descrever e analisar as funções linguísticas e pragmáticas do elemento verbal le, que emerge na fala de uma pessoa afásica, EC, participante do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), situado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).O que chama a atenção na fala de EC é a rica ocorrência da partícula le, em geral antes da evocação de palavras de classes abertas e, por vezes, no lugar de classes fechadas (como artigos, pronomes, etc.), ou mesmo como parte de palavras de classes abertas (como nomes e verbos), o que resulta na produção de parafasias morfofonológicas (como "lemorado" no lugar de "namorado").Neste projeto aprofundaremos em termos teóricos e metodológicos o estudo dos achados empíricos obtidos na pesquisa anterior, que apontaram que o elemento le tem um estatuto plurifuncional: ele é a um só tempo interacional/comunicacional (atuando como prompting oral que atua na implementação da fala) e reformulador (preenchendo determinadas categorias linguísticas, ausentes ou alteradas em função de déficits no processamento linguístico).Como desafio para a pesquisa no nível de Mestrado, pretendemos desenvolver a hipótese de que a presença do elemento le na fala de EC, longe de ser uma mera excrescência imposta por sua afasia, é fator de reorganização gramatical e discursiva, na qual se destacam vários aspectos (linguísticos, pragmáticos, textuais, comunicacionais, contextuais) ligados à competência relativamente à linguagem.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EPIFÂNIO, Nathalia Do Nascimento. O estatuto da partícula le na fala de um sujeito afásico: um estudo da reconstrução da linguagem em contextos interacionais. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.