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Influência social sobre a resolução de problemas na primeira infância: o adulto como modelo

Processo: 12/01639-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Briseida Dôgo de Resende
Beneficiário:Jéssica de Carvalho Rodrigues da Silva
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bebês   Aprendizado social   Imitação   Aprendizagem baseada em problemas   Aprendizagem   Relações interpessoais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem social | Imitação | Resolução De Problemas | Aprendizagem Social

Resumo

A aprendizagem, imitação e interações sociais humanas são temas comumente discutidos na psicologia do desenvolvimento infantil. Pesquisas anteriores que realizaram trabalhos sobre a imitação e a influência social na resolução de problemas em bebês de 18 a 24 meses verificaram que as crianças, após assistir um adulto realizando uma tarefa, podem apresentar imitação do uso de instrumentos para solucionar essa tarefa, ainda que saibam resolvê-la por uma forma mais simples. A pesquisa atual tem por objetivo verificar se a criança tenderá a imitar mais a demonstração feita por um adulto em situação de pareamento, do que na situação grupal e corrigir falhas metodológicas de pesquisa anterior. Sendo parte de um trabalho mais amplo sobre influência social, aprendizagem e resolução de tarefas através do uso de ferramentas, justifica-se pelo aprimoramento metodológico e pelo aprofundamento investigativo da questão alterando a situação social: esperamos, com o pareamento, aumentar as oportunidades de observação, o que pode refletir na frequência de imitação. A pesquisa será realizada no centro de educação infantil Madre Tereza de Calcutá, com 14 crianças de 18 a 24 meses, e será dividida em duas etapas: na primeira reaplicaremos a tarefa realizada no grupo 1 da pesquisa de Cabral e Resende (2009), essa tarefa consiste na abertura de um ovo com um copinho, ambos de plástico; em outro dia, com o mesmo grupo, será realizada a etapa 2 que será dividida em duas situações: na situação1 um levaremos uma criança por vez a uma sala separada das demais crianças e deixaremos à disposição dela dez ovos de plástico, cinco copos de papel e cinco copos de plástico, sem nenhuma nova demonstração e a filmaremos por cinco minutos, a fim de verificar efeito de imitação atrasada. Em seguida, começará a situação2, na qual haverá pareamento (criança-demonstrador) e a pesquisadora demonstrará por três vezes a mesma tarefa anterior utilizando um copo também de plástico e filmaremos cada criança por cinco minutos. Na transcrição, verificaremos se os observadores prestaram atenção à demonstração, e quais comportamentos realizaram em cada etapa, verificando se estas ações replicam a seqüência comportamental apresentada pelo modelo. (AU)

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