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Meu filho nasceu com deficiência. E agora?: análise de relatos de mães de crianças com deficiência auditiva

Processo: 12/11357-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Tatiana Piccardi
Beneficiário:Leticia Amoroso Gregio
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51253-8 - Abordagens pragmáticas sobre a linguagem, AP.JP
Assunto(s):Análise do discurso   Narrativa   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ato de fala | deficiência | Discurso | Narrativa | pragmática | pragmática social | Pragmática; pragmática social; análise do discurso

Resumo

O objetivo deste projeto é colher e analisar narrativas de mães de filhos com deficiência auditiva e múltiplas deficiências ligadas à surdez, visando perceber se, nessas narrativas, as mães se utilizam de um padrão discursivo. Padrão esse que pode revelar as condições de produção dessa narrativa, o contexto sócio histórico, político, cultural e econômico do sujeito que o produz. Levarei em consideração que, a partir do momento da notícia da deficiência do filho, até uma possível aceitação, as mães passam por várias fases, inclusive de luto do filho "perfeito" que foi "perdido". Nesse sentido, pretendo também analisar em que medida as narrativas apontam para uma determinada fase desse processo e como cooperam (ou não) para aceitação. A pergunta que guiará este estudo é: o que as mães fazem quando falam do filho para si e para o outro? Acredito que este trabalho pode colaborar para estudos sobre deficiências físicas e/ou intelectuais de um modo geral. Caso a minha hipótese seja confirmada, os próprios deficientes, ao compreenderem o funcionamento da linguagem como efeito curativo, podem usar a fala a seu favor. Pretendo colher as narrativas dessas mães na escola municipal para deficientes auditivos e múltiplas deficiências Helen Keller, localizada no bairro da Aclimação, na cidade de São Paulo. Meu objeto de análise serão as narrativas que eu mesma colherei durante as entrevistas com as mães, portanto, não é possível determiná-lo neste momento. Os critérios para a coleta das narrativas e formação e análise do corpus desta pesquisa serão desenvolvidos com o apoio do orientador, em fase inicial dos trabalhos. A teoria da performatividade da linguagem de Austin (1990) será a teoria central em que se baseará esta pesquisa. (AU)

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