Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da kinesiotaping e da altura do banco na atividade sentado para de pé em crianças com paralisia cerebral

Processo: 12/10558-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Adriana Neves dos Santos
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria   Paralisia cerebral

Resumo

Introdução: os fatores contextuais são importantes para a determinação da capacidade de um indivíduo em executar atividades funcionais, como a atividade sentado para em pé (ST-DP), especialmente em crianças com PC. As manipulações na altura do assento podem facilitar ou dificultar a execução desta atividade e a utilização de dispositivos auxiliares, como o Kinesiotaping, pode ser empregada com o intuito de tornar possível a execução da mesma por meio de estratégias motoras eficientes. Objetivos: verificar o efeito da manipulação da altura do banco e da utilização do Kinesiotaping nos componentes de ativação muscular e nas estratégias adotadas para executar a atividade ST-DP em crianças com PC. Métodos: serão avaliadas 30 crianças com PC espástica, alocadas em 3 grupos, de acordo com a estratégia adotada para executar a atividade ST-DP. Uma análise cinemática, por meio do sistema de análise de movimento Qualisys ProReflex, será realizada para a determinação dos ângulos de tronco, pelve e das articulações dos membros inferiores. O valor da raiz quadrada, o onset de ativação e a coativação dos músculos reto femoral, semi-tendinoso, tibial anterior, gastrocnêmio, reto abdominal e eretores de espinha serão avaliados por meio de um eletromiógrafo portátil. As crianças serão submetidas a 3 alturas de banco (100, 80 e 120% do comprimento da perna na postura sentada) e a duas condições de utilização de Kinesiotaping (normal e placebo). Duas tentativas serão realizadas para adaptação a atividade e dez tentativas válidas para cada altura de banco. As avaliações ocorrerão em dois dias de forma randomizada: 1º) manipulação da altura do banco e Kinesiotaping no músculo reto femoral; 2º) manipulação da altura do banco e placebo. Os resultados descritivos serão obtidos pormeio do cálculo de média e desvio padrão, e serão avaliados por meio de testes adequados com a normalidade de sua distribuição. Será adotado um nível de significância de 5%. Acredita-se que a aplicação do Kinesiotaping promoverá aumento na ativação muscular, culminando na adoção de estratégias motoras mais eficientes para execução da atividade ST-DP em crianças com PC. Além disso, pode ser hipotetizado que um maior efeito da bandagem ocorrerá na utilização de alturas de banco mais baixas, visto que as mesmas impõem maior demanda biomecânica a tarefa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, ADRIANA NEVES; VISICATTO, LIVIA PESSARELLI; DE OLIVEIRA, ANA BEATRIZ; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Effects of Kinesio taping in rectus femoris activity and sit-to-stand movement in children with unilateral cerebral palsy: placebo-controlled, repeated-measure design. DISABILITY AND REHABILITATION, v. 41, n. 17, p. 2049-2059, . (12/10558-6, 12/18592-9)
DOS SANTOS, ADRIANA NEVES; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Immediate effect of kinesio taping on knee extensor torque of children with Cerebral Palsy: Three case reports. NEUROREHABILITATION, v. 43, n. 4, p. 519-523, . (12/10558-6, 12/18592-9)
DOS SANTOS, ADRIANA NEVES; PENA, GISELE MOREIRA; GUILHERME, EVELYN MARIA; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Asymmetry in children with unilateral cerebral palsy during sit-to-stand movement: Cross-sectional, repeated-measures and comparative study. CLINICAL BIOMECHANICS, v. 71, p. 152-159, . (12/18592-9, 12/10558-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.