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Processo: | 12/11877-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2012 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2013 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema |
Pesquisador responsável: | Cristian da Silva Borges |
Beneficiário: | Guilherme Maggi Savioli |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Cinema marginal Cinema experimental Estética do cinema |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Belair | Cinema Marginal | experimentalismo | Organização do Espaço | Estética |
Resumo Este projeto se propõe à análise dos filmes Sem Essa, Aranha (1970) de Rogério Sganzerla e Barão Olavo, o Horrível (1970) de Júlio Bressane. Tendo como modelo de análise o trabalho desenvolvido por Jean-Claude Bernardet em seu livro O Vôo dos Anjos: Bressane, Sganzerla (São Paulo: Brasiliense, 1991), e como sistematização sobre a organização do espaço fílmico, a tese de doutorado desenvolvida por Éric Rohmer (L´organisation de l´espace dans le Faust de Murnau, Paris: Cahiers du Cinéma, 2000), o projeto busca investigar o trabalho de organização do espaço dentro dos objetos analisados. Assim, enquanto em sua análise Bernardet tem como objetos os primeiros filmes das carreiras desses dois cineastas, este projeto buscará analisar dois filmes subsequentes realizados por Bressane e Sganzerla. Filmes estes que foram realizados a partir de um projeto em conjunto surgido com a criação da produtora Belair, fundada em 1970, na qual os dois cineastas se propuseram a rodar sete filmes de longa-metragem em apenas cinco meses, sendo posteriormente fechada pela censura. O seu fechamento gerou uma dificuldade de acesso à obra da produtora, ocorrendo um déficit de bibliografia relativa aos filmes da Belair. Sendo assim, este projeto se propõe também a preencher essa lacuna a partir de uma análise sistemática de dois filmes, um de cada cineasta componente dessa sociedade, identificando as características particulares de organização do espaço presente na obra que cada um desses autores realizou dentro da Belair. (AU) | |
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