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Estudos transversais e longitudinais de um instrumento de interesses profissionais

Processo: 12/04067-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Porto Noronha
Beneficiário:Karen Cristina Alves Lamas
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Testes psicológicos   Orientação vocacional   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Desenvolvimento de Carreira | Orientação Profissional | Testes Psicológicos | Orientação profissional e desenvolvimento de carreira

Resumo

O objetivo do presente estudo é buscar outras evidências de validade e novos estudos de precisão para um instrumento que avalia interesses profissionais, denominado Escala de Aconselhamento Profissional - EAP. Entre os objetivos específicos, destaca-se a busca por evidências de validade preditiva para a EAP, a partir da variável critério curso/profissão pós-Ensino Médio e a intenção de relacionar interesses profissionais a outras variáveis, tais como autoeficácia ocupacional e comprometimento com a carreira. A pesquisa, que tem caráter longitudinal, contará com aproximadamente 170 participantes. Parte dos dados necessários já foi coletada. Ela foi obtida com estudantes que responderam à EAP quando cursavam o Ensino Médio na Escola 1 (colégio de aplicação com desempenho mediano no ENEM) entre 2008 e 2011. Uma segunda coleta de dados com a EAP será realizada no ano de 2012, com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola 2 (escola particular com desempenho superior no ENEM) e da Escola 3 (escola pública com desempenho inferior no ENEM). Os estudantes serão convidados a preencher a medida em sala de aula. No ano de 2013, todos os egressos do Ensino Médio, que participaram das etapas anteriores, serão contatados para responder novamente à EAP e a outras três medidas de modo presencial. Ressalta-se que estudos com o objetivo de avaliar o poder preditivo dos instrumentos de avaliação psicológica podem contribuir para as pesquisas na área, bem como auxiliar os psicólogos que utilizam testes em sua prática profissional.

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