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Comunicação Política na internet e Institucionalização Partidária: a campanha dos candidatos majoritários nos websites em 2012 e 2014 no Brasil

Processo: 12/10982-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Fernando Antônio Farias de Azevedo
Beneficiário:Michele Goulart Massuchin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/10233-5 - Modernização das campanhas e estratégias eleitorais: o papel da internet nas eleições brasileiras de 2014, BE.EP.DR
Assunto(s):Campanha eleitoral   Partidos políticos   Meios de comunicação   Comunicação política   Internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campanha eleitoral | comunicação política | Internet | Mídia | Partidos Políticos | Comunicação Política

Resumo

A proposta deste projeto de pesquisa tem como objeto de estudo o conteúdo dos websites dos candidatos durante os períodos eleitorais de 2012 e 2014 e pretende analisar como que esse espaço de comunicação política é usado para institucionalizar os partidos. Identificar-se-á se os candidatos agem de forma partidarizada em seus sites oficiais, o que daria visibilidade aos partidos, sendo uma possível forma de contribuir para institucionalizá-los nesse novo espaço de campanha. Como objeto de análise, optou-se em acompanhar os websites dos candidatos a prefeito de 2012 das capitais com maior número de eleitores em cada região do país e dos candidatos à presidência da república em 2014. Os partidos e candidatos passaram a se organizar na internet com o objetivo de aproximar os militantes e difundir informações políticas (VACCARI, 2008) e embora esse espaço não seja o principal meio informativo usado pelos eleitores (COUTINHO e SAFATLE, 2009) ele contribui para compor o ambiente informacional e dar visibilidade pública já que a nova mídia tende a ser considerada como um complemento da campanha eleitoral feita em outras esferas (ANDUIZA, 2009; DAHLGREN, 2000). A metodologia a ser utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e terá como ponto de partida modelos analíticos já usados na literatura (GIBSON e WARD, 2000; NICOLÁS, 2009; CERVI, 2003), incluindo novas variáveis para análise do conteúdo informativo. A hipótese principal a ser testada é que os candidatos não agem de forma partidarizada na campanha feita nos websites, sendo o uso desse espaço uma estratégia personalista, focada apenas no indivíduo, não contribuindo para institucionalizar os partidos.

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