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Programa de remediação em escolares com distúrbio de aprendizagem: aplicabilidade do PEALL

Processo: 12/13562-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Thais Freire
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem   Escrita   Leitura   Avaliação da aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | Escrita | intervenção | Leitura | Linguagem

Resumo

O distúrbio de aprendizagem caracteriza-se por falhas no processamento cognitivo, linguístico, auditivo e visual que prejudicam, principalmente, a aprendizagem da leitura e da escrita. Desde a década de 80 estudos reforçam a necessidade da elaboração de programas de intervenção fonoaudiológicos dirigidos a indivíduos com distúrbio de aprendizagem. Apesar dos investimentos em programas de remediação fonológica, poucos estudos enfocam a associação das habilidades de leitura e escrita.Este trabalho visa aplicar e descrever um programa de remediação fonológica, de leitura e escrita verificando o desempenho cognitivo-linguístico de escolares com distúrbio de aprendizagem submetidos ao programa. Participarão deste estudo 20 escolares na faixa etária de 9 a 14 anos e de ambos os gêneros, diagnosticados com distúrbio de aprendizagem por equipe interdisciplinar na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP. Trata-se de pesquisa experimental, do tipo caso-controle no qual o grupo experimental (formado por 10 escolares) será submetido ao programa de remediação fonológica, de leitura e escrita, para posterior comparação com escolares do grupo controle (formado por 10 escolares) que não receberão tal intervenção. Também será verificada a aplicabilidade do Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência PEALL - Complexo P1-N1-P2 como indicador da evolução terapêutica dos escolares submetidos ao programa de remediação uma vez que estudos vêm fortalecendo a argumentação da contribuição dos PEALL na avaliação complementar de indivíduos com alterações de leitura e escrita. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREIRE, Thais. Remediação fonológica associada à leitura e escrita em escolares com distúrbio de apredizagem: aplicabilidade do PEAC. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.