Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da densidade óptica de xantofilas em pacientes com degeneração macular relacionada à idade

Processo: 12/15711-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Michel Eid Farah
Beneficiário:Isabella Stamato Pimenta
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Retinografia   Degeneração macular   Retina   Xantofilas   Pigmentação   Absorção da luz   Reprodutibilidade   Reflectometria no domínio do tempo (TDR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Densidade óptica | Dmri | Mpd | pigmentos maculares | xantofilas | Retina

Resumo

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de perda visual e cegueira irreversível em maiores de 65 anos. A forma seca da doença é responsável por mais de 85% dos casos, gerando comprometimento social e econômico importantes. A luteína e a zeaxantina são pigmentos carotenoides que atingem a retina em níveis consideráveis. Estudos prévios apontam o potencial terapêutico da suplementação oral com esses pigmentos na degeneração macular relacionada à idade, gerando aumento dos seus níveis no sangue e consequentemente da sua densidade na região da mácula. A avaliação da pigmentação macular pode estar relacionada a um modo de rastreamento precoce do risco de desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade. Diversos métodos de avaliação da pigmentação macular estão sendo estudados e desenvolvidos, entre eles o método objetivo denominado reflectometria de fundo, obtida com a análise da região foveal e parafoveal com imagens retinográficas realizadas utilizando-se comprimentos de 480-488nm e 515-540 nm. Realiza-se análise logarítmica por softwares específico da absorção da luz em tecidos com diferentes densidades com consequente resultado da distribuição topográfica e quantificação do pigmento macular. Em 2012, foi lançado um software chamado MPD (sigla em inglês para Macular Pigment Density) com este princípio que realiza medidas da concentração de xantofilas na mácula. Este software está disponível acoplado ao retinógrafo "Visucam". A ideia central da pesquisa é investigar a reprodutibilidade e validade deste software na análise de pacientes com degeneração macular relacionada à idade, além de analisar pacientes submetidos à suplementação oral com luteína, correlacionando com prognóstico visual.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)