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Evidências de validade concorrente entre o BBT-Br e a BFP: um estudo com universitários

Processo: 12/05568-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Milena Shimada
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Personalidade   Orientação vocacional   Interesses profissionais   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) | Interesses Profissionais | Orientação Profissional | Personalidade | Teste de Fotos de Profissões (BBT) | Orientação Vocacional / Profissional

Resumo

A intervenção em Orientação Profissional objetiva promover o desenvolvimento da autonomia e da maturidade profissional dos indivíduos, auxiliando na construção de seus projetos de vida. Dentre as técnicas que podem ser utilizadas pelo psicólogo nos processos de Orientação Profissional, estão os instrumentos de avaliação psicológica, desde que apresentem adequadas características técnicas e científicas. Nesse sentido, este estudo focaliza dois instrumentos de avaliação psicológica: o Teste de Fotos de Profissões - BBT-Br e a Bateria Fatorial de Personalidade - BFP, tendo como objetivo pesquisar possíveis associações entre inclinações profissionais e traços de personalidade em estudantes universitários. Ainda, objetiva-se ampliar e atualizar os parâmetros normativos do BBT-Br para adultos universitários, uma vez que a maioria dos estudos recentes com este instrumento focaliza adolescentes do Ensino Médio. Serão convidados a participar da pesquisa cerca de 400 universitários em final de curso, de ambos os sexos, cursando graduação em oito áreas de formação (conforme áreas da CAPES), em instituições públicas e privadas de Ensino Superior. Os instrumentos serão aplicados coletivamente em sala de aula, a saber: a) um questionário socioprofissional; b) o BBT-Br; e c) a BFP. Em princípio, serão realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. Espera-se, com o presente projeto, contribuir para a ampliação e o aprimoramento da produção do conhecimento no contexto de procedimentos de intervenção em Orientação Profissional, mais especificamente em relação aos instrumentos de avaliação psicológica.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHIMADA, Milena. Evidências de validade concorrente entre o BBT-Br e a BFP: um estudo com universitários. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.