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Os tons de Zé: transformações paradigmáticas na obra de Tom Zé (1967-1976)

Processo: 12/15076-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Di Stasi
Beneficiário:Leonardo Correa Bomfim
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno obsessivo-compulsivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudando o Samba | H | J | Koellreutte | Paradigmas musicais | Toc | Tom Zé | Etnomusicologia / Musicologia

Resumo

Esta pesquisa aborda o compositor, arranjador, cantor, instrumentista, escritor e performer Antônio José Santana Martins, popularmente conhecido como Tom Zé. Propôs-se uma análise transdisciplinar sobre a sua produção artística situada entre os anos de 1967 e 1976, discutindo cinco discos do músico, reveladores da transição entre estes dois momentos, desde o início de sua carreira (1967) - em sua fase tropicalista -, até seu disco Estudando o samba, gravado em 1976. Este disco se mostrou de grande importância, pois, de acordo com o compositor H. J. Koellreutter (1915-2005), inaugurou - através da música Toc - uma nova proposta na estrutura composicional do artista, enquadrando-se no conceito de tempo quadridimensional do teórico alemão. Este conceito, posteriormente, direcionou a pesquisa para outras noções associadas a mudanças de paradigma, observadas tanto na arte quanto na ciência moderna (Física quântica e relativista) dos séculos XX e XXI. Buscou-se nesta pesquisa, elencar elementos na obra de Tom Zé condizentes à esta mudança paradigmática, com o intuito de compreender com maior profundidade as transformações estéticas e composicionais do artista no recorte temporal selecionado. Como uma análise estritamente técnico-musical não seria capaz de envolver a totalidade da obra deste artista multimidiático, seu trabalho ainda foi analisado sob aspectos estéticos, históricos e sociopolíticos que englobam, justificam e podem contribuir para a compreensão de sua música. Assim, também foram verificadas as letras das músicas, performances, indumentárias, além dos seus discursos; considerando-se ainda materiais como artigos, entrevistas, capas de discos, entre outros. Desta forma, foi possível constatar as diversas nuances e gradações do compositor em suas transformações musicais.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOMFIM, Leonardo Correa. Os tons de Zé: transformações paradigmáticas na obra de Tom Zé (1967-1976). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo São Paulo.