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Detecção e identificação de não-linearidades em sistemas aeroelásticos

Processo: 12/14273-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Rui Marcos Grombone de Vasconcellos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | análise de séries temporais | Caracterização Não Linear | Identificação não linear | Aeroelasticidade não linear

Resumo

A caracterização de não linearidades em aeronaves é fundamental para a solução de problemas aeroelásticos, onde uma relação ótima entre desempenho e segurança é desejável. Sistemas aeroelásticos são inerentemente não lineares. Não linearidades podem ser admitidas no projeto, ou podem surgir a qualquer momento durante a vida útil da aeronave, afetando significativamente a resposta prevista por meios clássicos de análise linear, de forma que instabilidades catastróficas podem ocorrer antes dos limites de operação. Portanto, torna-se importante caracterizar, identificar e incluir tais efeitos não lineares no projeto e desenvolvimento de aeronaves. Nesta proposta de pesquisa, através da utilização de técnicas de análise de séries temporais não lineares e identificação, propõe-se uma metodologia para detecção, caracterização e identificação de não linearidades estruturais ou aerodinâmicas em sistemas aeroelásticos através de bases de dados experimentais. Características de cada tipo de não linearidades, de origem estrutural e aerodinâmica são verificadas através de um modelo matemático, utilizando-se técnicas de análise de séries temporais não lineares e identificação não linear. Os resultados servem de base para a análise de dados de experimentos em condições não lineares. Um modelo matemático não linear identificado para a dinâmica observada nos experimentos, utilizando a metodologia desenvolvida, é obtido de forma a incorporar os efeitos não lineares apresentados. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VASCONCELLOS, R.; ABDELKEFI, A.. Phenomena and characterization of grazing-sliding bifurcations in aeroelastic systems with discontinuous impact effects. Journal of Sound and Vibration, v. 358, p. 315-323, . (12/14273-6)
VASCONCELLOS, RUI; ABDELKEFI, ABDESSATTAR. Nonlinear dynamical analysis of an aeroelastic system with multi-segmented moment in the pitch degree-of-freedom. COMMUNICATIONS IN NONLINEAR SCIENCE AND NUMERICAL SIMULATION, v. 20, n. 1, p. 324-334, . (12/14273-6)
VASCONCELLOS, R.; ABDELKEFI, A.; HAJJ, M. R.; MARQUES, F. D.. Grazing bifurcation in aeroelastic systems with freeplay nonlinearity. COMMUNICATIONS IN NONLINEAR SCIENCE AND NUMERICAL SIMULATION, v. 19, n. 5, p. 1611-1625, . (12/14273-6)