Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de polimorfismos em região do cromossomo 2 da galinha associado a deposição de músculo

Processo: 12/15294-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Luiz Lehmann Coutinho
Beneficiário:Thaís Fernanda Godoy
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sequenciamento de nova geração   Polimorfismo de um único nucleotídeo

Resumo

A avicultura é um dos setores do agronegócio que mais vem se destacando no Brasil, principalmente devido ao desenvolvimento das técnicas de melhoramento genético. Por meio de mapas genéticos saturados de marcadores moleculares, principalmente os SNPS (polimorfismos de base única), é possível mapear locos de características quantitativas (QTL) e desta forma, identificar alelos associados às características de interesse zootécnico. Uma das características de maior importância é a relacionada ao desenvolvimento muscular, principalmente o músculo de peito, por ser a parte de maior valor comercial. A grande dificuldade na seleção desta característica é que ela tem correlação positiva com as características de gordura, ou seja, ao selecionar para maior desenvolvimento de músculo de peito, ocorre simultaneamente o acúmulo de gordura. Com o objetivo inicial de realizar o mapeamento de QTLs para características de desempenho e carcaça, em 1999 foi iniciado no Brasil o Projeto Genoma da Galinha, uma parceria entre a EMBRAPA Suínos e Aves e a ESALQ/USP. Este projeto vem contribuindo para a Genômica avícola, e atualmente há grandes expectativas de avanços científicos com as tecnologias de sequenciamento de nova geração, que são capazes de gerar informações altamente reproduzíveis e informativas. Portanto, este projeto visa realizar o sequenciamento do genoma de duas linhagens parentais da EMBRAPA (corte e postura), para a detecção de SNPs e INDELs (deleções/inserções) por meio de ferramentas de Bioinformática numa região-alvo no cromossomo 2 da galinha, que foi associada anteriormente com deposição muscular peitoral. Em seguida, serão selecionados os polimorfismos de melhor qualidade, para realizar a anotação funcional. Estes resultados permitirão a construção de um catálogo detalhado dos polimorfismos nesta região e futuramente estes poderão ser validados em outras populações e as mutações causais poderão ser identificadas, contribuindo para o melhoramento genético brasileiro e mundial.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GODOY, T. F.; MOREIRA, G. C. M.; BOSCHIERO, C.; GHEYAS, A. A.; GASPARIN, G.; PADUAN, M.; ANDRADE, S. C. S.; MONTENEGRO, H.; BURT, D. W.; LEDUR, M. C.; COUTINHO, L. L. SNP and INDEL detection in a QTL region on chicken chromosome 2 associated with muscle deposition. ANIMAL GENETICS, v. 46, n. 2, p. 158-163, APR 2015. Citações Web of Science: 8.
MOREIRA, G. C. M.; GODOY, T. F.; BOSCHIERO, C.; GHEYAS, A.; GASPARIN, G.; ANDRADE, S. C. S.; PADUAN, M.; MONTENEGRO, H.; BURT, D. W.; LEDUR, M. C.; COUTINHO, L. L. Variant discovery in a QTL region on chromosome 3 associated with fatness in chickens. ANIMAL GENETICS, v. 46, n. 2, p. 141-147, APR 2015. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Thaís Fernanda. Identificação de polimorfismos em região do cromossomo 2 da galinha associado a deposição de músculo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.