Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de nanopartículas poliméricas com tamanho controlado com potencial aplicação na liberação controlada de agentes antitumorais

Processo: 12/17841-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Fernando Carlos Giacomelli
Beneficiário:Anderson Marques de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Nanomedicina   Espalhamento de luz

Resumo

: O Projeto Proposto se insere na grande área de "colóides e interfaces" e tem como objetivo inicial a fabricação de sistemas macromoleculares nanoestruturados com potencial aplicação na nanomedicina. O projeto prevê a otimização das condições experimentais para a fabricação de nanopartículas poliméricas produzidas a partir de uma série de polímeros e copolímeros biocompatíveis, e com potencial aplicação na liberação controlada de agentes antitumorais através do mecanismo de EPR (do inglês Enhanced Permeation and Retention effect). Sendo assim, se buscará as condições experimentais necessárias para se produzir nanopartículas poliméricas com dimensões inferiores a 200 nm (DH < 200 nm). Simultaneamente, se pretende investigar a interação das entidades nanométricas com proteínas específicas. As técnicas de espalhamento de luz dinâmico e eletroforético serão utilizadas para se monitorar mudanças de tamanho e carga superficial das entidades nanométricas na presença de proteínas para desta forma se avaliar as propriedades físico-químicas dos nanoagregados e das biomoléculas que favorecem os processos de adsorção e a formação da coroa proteica (complexo proteína-nanopartícula).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, ANDERSON M.; JAEGER, ELIEZER; JAEGER, ALESSANDRO; STEPANEK, PETR; GIACOMELLI, FERNANDO C. Physicochemical aspects behind the size of biodegradable polymeric nanoparticles: A step forward. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 436, p. 1092-1102, SEP 5 2013. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.