Busca avançada
Ano de início
Entree

Floresta Educativa: escolas na floresta em diálogo com as culturas tradicionais

Processo: 12/18926-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Dulce Consuelo Andreatta Whitaker
Beneficiário:Diógenes Valdanha Neto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Educação popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Popular | escola | população tradicional | Educação Popular

Resumo

Neste estudo será desenvolvida uma investigação empírica na Reserva Extrativista (RESEX) do Lago do Cuniã, estado de Rondônia, Amazônia brasileira. Na Reserva habitam cerca de 350 ribeirinhos, e entende-se que a escola da comunidade - que possui classes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental - deve dialogar com a cultura tradicional desse moradores para que haja uma verdadeira valorização dessa. A principal questão deste estudo é "Como a escola da RESEX do Lago do Cuniã vêm dialogando com a cultura tradicional da comunidade residente na localidade?". Os fundamentos teórico-metodológicos estão baseados na Educação Popular e Pesquisa Participante. Na primeira parte do estudo, já realizada e em fase de sistematização, o pesquisador conviveu com pessoas da comunidade com vistas a uma aproximação com os participantes da pesquisa e melhor entendimento da realidade. A segunda parte irá contar com a escola enquanto espaço empírico e enfocará a compreensão de como os elementos culturais aparecem nesse espaço, se, e como, são relacionados com as práticas de ensino. As técnicas de levantamentos de dados serão observação participante (com sistematização em diário de campo), e realização de entrevistas com seis professores e a diretora da escola. Dados que serão triangulados juntamente às informações adquiridas por meio da revisão bibliográfica. A realidade descrita será analisada utilizando principalmente os conceitos de cultura em Geertz, e ideologia em Marx.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALDANHA NETO, Diógenes. Os filhos do Lago do Cuniã: educação escolar em uma reserva extrativista da Amazônia. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.