Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação da expressão de galectina-3 frente às pressões seletivas de pH e oxigenação: um mecanismo para a heterogeneidade tumoral?

Processo: 12/19665-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Roger Chammas
Beneficiário:Ana Carolina Ferreira Cardoso
Instituição Sede: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP). Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipóxia   Heterogeneidade   Galectina 3   Acidose   Oncologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidose | galectina-3 | Heterogeneidade | hipóxia | Oncologia

Resumo

A heterogeneidade observada nos tumores humanos é um fenômeno extremamente importante para entender a progressão tumoral e a resposta à intervenção terapêutica. Diversos fatores, como níveis alterados de pH e oxigenação, contribuem para a heterogeneidade do tumor ao induzirem alterações genéticas ou modificações na expressão gênica das células tumorais. Com a atuação dessas diferentes pressões seletivas, é sugerida a coexistência de múltiplas populações de células tumorais, as quais assumem diferentes estratégias de sobrevivência. A galectina-3 é uma proteína de ligação a b-galactosídeos que se encontra envolvida na adaptação tumoral frente às pressões do microambiente como hipóxia, privação de nutrientes e ação de quimioterápicos. Em nosso laboratório, foi observada a expressão de novo da galectina-3 em tumores gerados nos animais knock-out para esse gene a partir de células de melanoma murino que possuem o gene dessa molécula silenciado por metilação do promotor. Assim, este trabalho procura entender que fatores influenciam a expressão de galectina-3 no tumor e qual a consequência desse fato para a progressão tumoral. É nossa intenção, portanto, verificar se a expressão de galectina-3 é alterada in vitro por flutuações de oxigenação e acidez, assim como verificar in vivo se um tumor heterogêneo em relação à galectina-3 tem maior chance de se estabelecer e crescer comparado a tumores não heterogêneos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Ana Carolina Ferreira. Modulação da expressão de galectina-3 frente às pressões seletivas de pH e oxigenação: um mecanismo para a heterogeneidade intratumoral?. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.