Busca avançada
Ano de início
Entree

Risco e subjetividade no contexto de mudanças ambientais globais

Processo: 12/22578-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de julho de 2013
Vigência (Término): 09 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sonia Regina da Cal Seixas
Beneficiário:Sonia Regina da Cal Seixas
Anfitrião: Richard Joseph Nunes
Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Reading, Inglaterra  
Assunto(s):Planejamento ambiental   Mudança climática   Impactos na saúde   Riscos ambientais   Vulnerabilidade

Resumo

O presente projeto procura dar continuidade a duas décadas de pesquisas sobre qualidade de vida e transformações socioambientais e seus impactos na saúde humana e na subjetividade. Essas pesquisas têm sido coordenadas pela responsável desta proposta, apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e realizadas predominantemente no Estado de São Paulo, Brasil. O que se tem evidenciado a partir dessas pesquisas é que o tecido urbano tem sofrido grandes transformações socioambientais, principalmente em regiões onde um planejamento ambiental, adequado às fragilidades existentes, tem sido pouco considerado e o desenvolvimento econômico vigora alicerçado na construção de grandes projetos, em ocupação de áreas verdes, na construção de moradias em situação de risco, e onde a vulnerabilidade da população mostra-se mais evidente e impondo riscos sociais e tecnológicos. Com o passar dos anos e o aprofundamento das pesquisas, aliado ao avanço teórico das ciências do ponto de vista global, pode-se incorporar o conceito de mudanças ambientais globais, que tem chamado atenção de forma deliberada sobre as variações climáticas como uma das consequências significativas que se apresentam tanto no plano global quanto local. Assim, pretende-se com a pesquisa proposta ampliar o escopo de análise, incluindo uma perspectiva mais abrangente através da colaboração de grupo acadêmico sólido em trabalhos de pesquisa em mudanças ambientais globais, principalmente as climáticas, onde são considerados a reestruturação de projetos tecnológicos, as redes sociais que se formam, e a possibilidade concreta de construção de sustentabilidade e governança urbana, como fundamentais para mitigar os efeitos negativos de um modelo de desenvolvimento que desconsidera a realidade socioambiental contemporânea e seus impactos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CAL SEIXAS, SONIA REGINA; NUNES, RICHARD JOSEPH. Subjectivity in a context of environmental change: opening new dialogues in mental health research. SUBJECTIVITY, v. 10, n. 3, p. 294-312, SEP 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.