Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e seleção de fungos com potencial para biorremediação a partir de ambientes aquáticos com histórico de contaminação por metais pesados

Processo: 12/10200-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Benedito Corrêa
Beneficiário:Lívia de Carvalho Fontes
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiente aquático   Fungos   Metais pesados   Micologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente aquático | fungos | Metais Pesados | transformação fúngica | Micologia

Resumo

No Brasil, os rios tem sido muitas vezes contaminados por atividades antropogênicas. Um exemplo é o rio Tietê que vêm apresentando problemas graves de poluição. Os metais pesados, estão listados entre os principais poluentes originários dessas atividades causadas pelo homem. Por serem elementos muito reativos e bioacumuláveis nos organismos vivos, os metais pesados têm recebido atenção especial, uma vez que alguns são extremamente tóxicos, mesmo em quantidades muito baixas, entre estes temos o chumbo, cromo, cádmio e mercúrio, entre outros. A utilização de fungos na remoção ou redução destes poluentes é uma alternativa ecologicamente adequada, visto que o impacto ambiental causado por esses tipos de remediação são menores. Fungos encontrados no ambiente aquático podem conter genes que conferem a capacidade de acumular diferentes metais pesados. O presente trabalho visa isolar e selecionar fungos do ambiente aquático com capacidade de acúmulo de metais pesados (Pb, Cr, Cd e Hg) em sua superfície celular, no estado de São Paulo, Brasil. As amostras serão coletadas de ambientes aquáticos. Os métodos utilizados contemplam a identificação macroscópica, microscópica e molecular, e a seleção de fungos com capacidade de crescer em ambientes contamindas por metais pesados, além de uso de ferramentas de biologia molecular com o intuito de realizar tansformação fúngica para melhorar o potencial de remoção dos metais pesados do ambiente aquático por fungos. Os resultados obtidos serão apresentados em reuniões científicas e publicações visando contribuir com medidas de controle deste problema.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONTES, Lívia de Carvalho. Isolamento e seleção de fungos com potencial para biorremediação a partir de ambientes aquáticos com histórico de contaminação por metais pesados.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.