Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do Heme O, do Heme A e das enzimas COX10 e COX15 durante o desenvolvimento intra-eritrocítico de Plasmodium falciparum.

Processo: 12/20273-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Alejandro Miguel Katzin
Beneficiário:Raquel Maria Simão Gurge
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Plasmodium falciparum   Heme
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cox10 | Cox15 | heme | Plasmodium falciparum | Bioquímica de parasitas

Resumo

A malária, em termos de morbidade e mortalidade em seres humanos, é um importante problema de saúde pública principalmente nas regiões tropicais.O uso generalizado e indiscriminado de antimaláricos tem gerado a resistência do parasita, o que nos leva a necessidade do desenvolvimento de novas drogas antimaláricas, este objetivo pode ser alcançado pela identificação de novos alvos potenciais para a quimioterapia da malária, sendo necessário um conhecimento profundo da bioquímica do Plasmodium. O nosso grupo tem trabalhado, nos últimos anos, com a caracterização de produtos da biossíntese de isoprenóides em P. falciparum.Todo isoprenóide têm como unidade básica uma molécula de cinco carbonos, (C5H9)n, denominada pirofosfato de isopentenila (IPP) e seu isômero pirofosfato de dimetilalila (DMAPP). O FPP é um intermediário e pode ser substrato para a síntese de diversos isoprenóides, como ubiquinonas e dolicóis, ou se pode ligar a um grupo Heme ou a proteínas. Para a sobrevivência de Apicomplexas, o Heme é crítico, embora suas funções nestes organismos permaneçam pouco compreendidos. Heme O e Heme A são os principais compostos da respiração aeróbia em mitocôndrias e bactérias, são utilizados para redução do oxigênio das oxidases de cobre Heme-terminais. No genoma do P. falciparum foram identificados genes que codificam homólogos das enzimas COX10 e COX15, proteínas necessárias para a síntese de Heme O e Heme A. Portanto, a caracterização destas enzimas assim como do Heme O e do Heme A seria fundamental para compreensão dessa via de biossíntese.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GURGE, Raquel Maria Simão. Estudo da via de heme farnesilado e dos inibidores desta via em estágios intraeritrocitários de P. falciparum.. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.