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Teoria da atividade: uma possibilidade didático-pedagógica para o ensino de Sociologia com estudantes do ensino médio da rede pública paulista

Processo: 12/21055-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Valeria Barbosa
Beneficiário:Matheus Bortoleto Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Ensino médio   Práticas pedagógicas   Análise qualitativa   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Metodologia de Ensino-Aprendizagem | Sociologia da educação | Sociologia da Educação; Metodologia de Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica tem como objetivo contribuir para construção de atividades didático-pedagógicas e materiais didáticos voltados ao ensino de Sociologia com educandos/as do Ensino Médio (EM) da rede pública paulista. Contrapondo-se ao atual modelo apostilado, implementado em 2008 pelo Estado de São Paulo e tendo em vista a reinserção da Sociologia (em 2009) como disciplina curricular obrigatória no EM. O projeto terá como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural (THC) e, em particular, a Teoria da Atividade (TA) desenvolvida por Leontiev (1978) a qual aponta a necessidade do papel ativo dos sujeitos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. Nessa perspectiva, o processo educativo ganha contornos especiais, pois é através do papel ativo que os indivíduos aprendem (apropriando-se de tudo aquilo que foi histórico-socialmente produzido pelo conjunto da humanidade) e, dessa maneira, desenvolvem as funções psíquicas superiores e se constituem enquanto seres integrais. Tal aporte faz com que a escola tenha características humanizadoras na medida em que possibilita aos seres humanos, em idade escolar, acesso ao conhecimento teórico sistematizado. Partimos da hipótese de que a TA, utilizada como prática didático-pedagógica, possibilita aos educandos/as a apropriação de conteúdos sociológicos - conceitos, signos, significados, etc. -, de maneira qualitativa e quantitativamente superior ao atual modelo público paulista. Caracteriza-se como uma pesquisa, prático-teórica, que pressupõe o levantamento e análise de dados bibliográficos e a utilização da pesquisa-ação com metodologia de inserção em sala de aula. (AU)

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