Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e sequenciamento de proteínas sexo-específicas do espermatozóide bovino

Processo: 12/12190-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Antonio Dell'Aqua Junior
Beneficiário:Caroline Scott
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Inseminação artificial   Sêmen   Espermatozoides animal   Sexagem animal   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovino | sêmen | Sexado | Inseminação artificial

Resumo

A sexagem de espermatozoides, para a obtenção de doses de sêmen com alta percentagem de gametas portadores do cromossomo X ou Y, torna ainda mais relevante o papel da inseminação artificial na maximização do progresso genético entre gerações; na produtividade e retorno econômico em algumas atividades pecuárias; na reprodução assistida em mamíferos; e no aconselhamento genético da espécie humana. Assim, os objetivos, do presente projeto serão remover as proteínas da membrana plasmática de espermatozoides X e Y de bovinos; analisar o perfil proteico pela eletroforese uni- e bi-dimensional afim de selecionar proteínas sexo-específicas; e sequenciar as proteínas selecionadas. Serão utilizadas doses comerciais de sêmen sexado (Sexing Technologies, CRV Lagoa da Serra) por citometria selecionadas para espermatozoides X e Y. A partir dessas amostras as proteínas da membrana serão removidas por sonicação. Posteriormente, serão realizadas análises do perfil proteico do extrato de membrana por eletroforese uni- e bi-dimensional. Após a realização dos géis as proteínas identificadas como potenciais candidatas a sexo-específicas serão transferidas para uma membrana de PVDF e encaminhadas para a realização do sequenciamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCOTT, Caroline. Efeitos da sexagem por citometria de fluxo sobre a composição protéica da membrana de espermatozóides bovinos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.