Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do discurso: conceituações teóricas fundamentais e sua relação teórico-analítica com os manuais escolares

Processo: 13/04564-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Elizabete Sanches Rocha
Beneficiário:Vitor Lopes Andrade
Supervisor: Fernanda Menéndez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:12/21847-9 - Representações do exterior em manuais brasileiros de ensino da língua inglesa, BP.IC
Assunto(s):Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | manual escolar | Análise do Discurso

Resumo

A Análise do Discurso (AD) surge na França, em fins da década de 1960, e se caracteriza pelo viés de crítica e ruptura com a Linguística imanente. Os discursos, a partir de então, passarão a ser analisados não somente por sua estrutura frasal, interna, mas também se levando em consideração o contexto histórico-social em que foram produzidos, por quem e para quem foram feitos. Na área de Relações Internacionais (RI), a preocupação com a linguagem surge com o chamado "Terceiro Debate" desse campo acadêmico, entre as décadas de 1980 e 1990. Especialistas da AD apontam, entretanto, que, muitas vezes, quando outras ciências, como as RI, se relacionam com a Análise do Discurso, acabam por reduzir essa disciplina - que possui seus próprios conceitos, metodologias e desenvolvimento histórico - a mero método de análise. Assim, o objetivo geral deste projeto de estágio no exterior é aprofundar os conhecimentos na Teoria da Análise do Discurso, tendo em vista que a parte central do projeto original é a análise de discursos de manuais brasileiros de ensino da língua inglesa, a ser feita por um estudante do bacharelado de Relações Internacionais. O objetivo específico é entrar em contato com a literatura especializada e com pesquisadores que se debruçam, precisamente, sobre a análise de manuais escolares, o que justifica a escolha do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa para que seja realizado este estágio de pesquisa, e da professora Fernanda Miranda Menéndez para que seja a supervisora. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)