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Os engenheiros da Associação Brasileira de Educação (ABE): confluências entre as ideias educacionais e urbanas na cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920 e 1930

Processo: 12/24172-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Stella Martins Bresciani
Beneficiário:Clecia Aparecida Gomes
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espaço urbano   Projeto educacional   Engenheiros   Periódicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade | civismo | Educação | Engenharia | Política | História urbana; História da educação

Resumo

Este trabalho se insere nas discussões acerca da elaboração de propostas de intervenção no espaço urbano atreladas a projetos políticos que pretendiam a formação (moral e cívica) do cidadão, e tem como tema de análise as confluências entre as ideias educacionais e projeções/projetos urbanos nas décadas iniciais do século XX. O objetivo de investigação consiste em compreender como algumas ideias educacionais fundamentaram e orientaram projetos de moralização do espaço urbano propostos para a cidade do Rio de Janeiro, projetos estes sugeridos por engenheiros que fundaram e/ou compuseram a diretoria da Associação Brasileira de Educação (ABE), entre as décadas de 1920 e 1930. As concepções educacionais, desenvolvidas nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX, estão fundamentalmente relacionadas à adaptação dos indivíduos voltada para um contexto urbano de intensas transformações. Este ideário difundiu-se no Brasil por meio da produção intelectual de membros do movimento escolanovista, que entre outras propostas, entendiam a cidade como espaço de intervenção a fim de concretizarem um projeto educacional para o "povo". A análise privilegia como fontes as produções intelectuais dos engenheiros da ABE veiculadas, especialmente, no Boletim da Associação Brasileira de Educação e nas Revistas Educação, Escola Nova, e Schola. Busco uma aproximação interdisciplinar no intuito de compreender como estas concepções educacionais fundamentaram propostas de intervenção na cidade, pensada como o lugar político da formação do cidadão. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Clecia Aparecida. Os engenheiros da Associação Brasileira de Educação (ABE): confluências entre as ideias educacionais e urbanas na cidade do Rio de Janeiro nos anos iniciais do século XX. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.