Busca avançada
Ano de início
Entree


Os engenheiros da Associação Brasileira de Educação (ABE): confluências entre as ideias educacionais e urbanas na cidade do Rio de Janeiro nos anos iniciais do século XX

Texto completo
Autor(es):
Clecia Aparecida Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Stella Martins Bresciani; Josianne Francia Cerasoli; Ana Maria Gadelha Albano Amora
Orientador: Maria Stella Martins Bresciani
Resumo

Este trabalho tem como tema de análise as confluências entre ideias educacionais e urbanas nos anos iniciais do século XX. Aborda as propostas educacionais de engenheiros que fundaram a Associação Brasileira de Educação (ABE) em 1924 na cidade do Rio de Janeiro. Foram analisadas produções bibliográficas sobre o Movimento de Renovação Educacional no Brasil, a atuação de engenheiros na Primeira República e as transformações urbanas na cidade carioca. Tem-se na Primeira República a cidade como referência para o projeto educacional elaborado por estes engenheiros. A pesquisa permite perceber como foram estabelecidas as relações entre educação, política e transformações urbanas no contexto analisado (AU)

Processo FAPESP: 12/24172-2 - Os engenheiros da Associação Brasileira de Educação (ABE): confluências entre as ideias educacionais e urbanas na cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920 e 1930
Beneficiário:Clecia Aparecida Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado