Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudantes indígenas desenvolvendo pesquisas: estratégias de tradução cultural

Processo: 12/24077-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Talita Lazarin Dal Bo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnologia   Interculturalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acadêmicos indígenas | interculturalidade | Modos de Saber | saberes ameríndios | tradução cultural | Etnologia

Resumo

Este projeto apresenta como tema um processo recente: a experiência de estudantes indígenas desenvolvendo pesquisas nas universidades públicas brasileiras. Trata-se de um contexto no qual essas pesquisas emergem como oportunidades privilegiadas de se refletir sobre diferentes modos de criação e circulação de saberes, e de sistematização de conhecimentos, uma vez que possibilitam aos estudantes indígenas trazerem para o ambiente acadêmico seus entendimentos sobre seus modos próprios de saber, podendo aproximá-los ou distanciá-los do modo pelo qual os conhecimentos são acessados e tratados nos cursos universitários e nas pesquisas acadêmicas. Pretende-se, portanto, verificar como estão sendo construídas nessas pesquisas essas possibilidades de diálogos e de reflexões, e se apontam para processos que poderíamos abordar como estratégias de tradução cultural. Foram selecionadas, para tanto, experiências de estudantes indígenas em cursos de graduação e de pós-graduação, que desenvolvem pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e de Saúde, em três Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA), por apresentarem diferentes realidades de pesquisa, permitindo comparações e contribuições relevantes para o tema aqui proposto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BO, Talita Lazarin Dal. A presença de estudantes indígenas nas universidades: entre ações afirmativas e composições de modos de conhecer. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.