Busca avançada
Ano de início
Entree

ENSAIO, IGNORÂNCIA, DESOBRAMENTO: uma prática intervalar entre a aula e a cena

Processo: 12/24438-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 16 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Julio Roberto Groppa Aquino
Beneficiário:Juliana Jardim Barboza
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/25300-7 - Paisagens errantes entre a aula e a cena: incêndios e Fernand Deligny, BE.EP.PD
Assunto(s):Ensaios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aula | cena | ensaio | Pedagogia do Teatro | Prática teatral | Texto e Cena, Pedagogia do Teatro.

Resumo

Este projeto de pós-doutorado pretende investigar quais os pontos de convergência e quais os desvios existentes entre ensaio, ignorância e desobramento na relação entre o corpo-em-aula e o corpo-em-cena, em gestos de aproximação de um texto. A investigação objetiva estruturar princípios originados no estudo desses três temas - ensaio, ignorância (conforme Joseph Jacotot/Jacques Rancière) e desobramento - para pensar a composição de um corpo, um gesto e uma ética aos quais denominamos ensaísticos. Terá como fontes para análise, em primeiro lugar, uma bibliografia que transita na paisagem intervalar de seus temas principais; em segundo, uma seleção dentre a filmografia ensaística da cineasta Agnès Varda (conexa ao tema ensaio); em terceiro lugar, a filmografia do educador Fernand Deligny, assim como sua produção escrita (àquela que conectarmos ao tema desobramento); e, por último, alguns de nossos Ensaios ignorantes, a serem realizados entre 2013 e 2014 (a pensar os temas em confluência).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)