Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da Terapia Cognitivo Comportamental e exercícios versus Programa de exercícíos supervisionados em pacientes com dor lombar cronica não específica: Estudo Controlado Aleatorizado

Processo: 12/18182-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Amélia Pasqual Marques
Beneficiário:Maurício Oliveira Magalhães
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor lombar   Ensaio clínico

Resumo

INTRODUÇÃO: A dor lombar crônica não específica é um importante problema de saúde e de ordem socioeconômica responsável por um alto índice de absenteísmo no trabalho e redução do desempenho funcional. A prática de exercícios supervisionados e a terapia cognitivo-comportamental são recomendados no tratamento da dor lombar por apresentam resultados positivos na melhora dos sintomas. Contudo, até o momento, não há estudos que tenham comparado o efeito da atividade gradual baseadas nos princípios da terapia cognitivo comportamental versus programa de exercícios supervisionados (fortalecimento, alongamento e controle motor) em pacientes com dor lombar crônica não específica. OBJETIVO: Comparar o efeito da terapia cognitivo-comportamental (atividade gradual) e exercícios versus programa de exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica. MÉTODO: Sessenta e seis indivíduos serão distribuídos aleatoriamente em dois grupos: Grupo Terapia Comportamental - Atividade Gradual (AG) e Grupo Exercícios Supervisionados (ES). Os grupos serão tratados em duas sessões semanais com duração de aproximadamente uma hora, por seis semanas, totalizando 12 sessões. Os desfechos clínicos primários serão: dor, avaliada com a escala numérica da dor e questionário McGill de dor e incapacidade funcional avaliada com questionário de Incapacidade Roland Morris. Os desfechos secundários serão percepção global medida com escala da percepção do efeito global, qualidade de vida com o Short-Form Health Survey Questionnaire (SF-36) e retorno ao trabalho. Os desfechos serão obtidos em avaliações antes e depois a intervenção e após, três e seis meses do término do tratamento. Os dados serão coletados por um avaliador cego ao tratamento dos grupos. ESTATÍSTICA: Serão realizados os testes ANOVA de um fator (baseline), ANOVA de dois fatores (pós intervenção) e o teste de comparação múltipla Post-HOC de Tukey para os dados considerados normais. Para os dados não normais será aplicado o teste Wilcoxon Signed Rank Test. O nível de significância será de ±< 0,05. Os testes estatísticos serão realizados no software SigmaStat 3.5.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALHAES, MAURICIO OLIVEIRA; MUZI, LUZILAURI HARUMI; COMACHIO, JOSIELLI; BURKE, THOMAZ NOGUEIRA; RENOVATO FRANCA, FABIO JORGE; VIDAL RAMOS, LUIZ ARMANDO; LEAO ALMEIDA, GABRIEL PEIXOTO; DE MOURA CAMPOS CARVALHO-E-SILVA, ANA PAULA; MARQUES, AMELIA PASQUAL. The short-term effects of graded activity versus physiotherapy in patients with chronic low back pain: A randomized controlled trial. MANUAL THERAPY, v. 20, n. 4, p. 603-609, AUG 2015. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.