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Ilustração de cenários, personagens e objetos para jogo educativo sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros - Livro-Jogo Virtual e Trilha Subaquática Virtual

Processo: 13/06623-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Beneficiário:Bruna Shinohara de Mendonça
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/03922-3 - Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros., AP.R
Assunto(s):Jogos de computador   Jogos educativos   Ilustração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ecossistemas marinhos e costeiros | Game Design | Ilustração | jogos educativos | Mudanças Climáticas | computação - design de software educacional

Resumo

O design de games configura-se como uma atividade fundamental para que a ideia de um jogo se concretize. Além das pessoas responsáveis pela criação do roteiro e pela concepção dos personagens, itens e mapas de um jogo, é importante que exista uma pessoa que fará a transposição de tudo isso para o plano gráfico, ou um ilustrador. As atividades "Livro-jogo Virtual" e "Trilha Subaquática Virtual" serão desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar (programadores, biólogos e ilustrador) de forma que possam ser disponibilizadas para realização através da internet. No "Livro-Jogo Virtual" o participante configura-se como agente ativo da construção da história e há várias possibilidades de finalização da mesma, o que o incita a realizar a atividade mais de uma vez, contribuindo assim para a fixação dos conteúdos propostos. O cenário da história será um ambiente costeiro e o jogador iniciará a leitura com alguns valores ou pontos (obtidos por meio de jogadas de dados) de "Economia", "Ambiente" e "Sociedade" (tripé da sustentabilidade). As ações do jogador refletirão em emissão ou retenção de Carbono (link com as mudanças climáticas) e promoverão consequências no ambiente "cenário" da história. Já na "Trilha Subaquática Virtual" o jogador percorrerá uma trilha subaquática e interagirá com objetos em alguns pontos interpretativos, nos quais deverá realizar atividades lúdicas a respeitos dos efeitos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas marinhos e costeiros. Dessa forma, pretende-se a abordagem interdisciplinar e sistêmica das mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre os ambientes marinhos e costeiros. O aluno ilustrador terá o papel de executar o design de cenários, objetos e personagens dos jogos, segundo as instruções e necessidades da equipe de desenvolvimento e de produção de conteúdo. (AU)

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