Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância da protease ADAMTS-1 na invasão local e sistêmica de células de fibrossarcoma

Processo: 12/24108-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Vanessa Morais Freitas
Beneficiário:Heydi Noriega Guerra
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/07699-1 - Protease ADAMTS-1 influenciando o comportamento e o microambiente do câncer de mama, AP.JP
Assunto(s):Fibrossarcoma   Progressão da doença   Fatores de crescimento

Resumo

O fibrossarcoma é um tipo de câncer agressivo e se caracteriza pela presença de fibroblastos malignos imaturos com divisão celular sem controle que formam tumores sólidos. O fibrossarcoma tem um comportamento clínico com elevadas taxas de recorrência local e baixa incidência de metástase. A progressão do câncer não depende apenas de novas habilidades adquiridas pela neoplasia, mas também da interação com seu microambiente. A matriz extracelular é importante para o desenvolvimento do câncer, pois ela interage com as células através de receptores de superfície celular que reconhecem fatores de crescimento, ativando vias de sinalização. Esta matriz possui proteínas, proteoglicanos, glicosaminoglicanos que funcionam como um reservatório de fatores de crescimento. Esses fatores de crescimento podem ser liberados da matriz no momento em que seus componentes são remodelados pelas proteases da matriz. Entre estas proteases temos a ADAMTS-1, o primeiro membro descrito da família ADAMTS (a disintegrin and metalloproteinase with thrombospondin motifs), que se caracteriza pela presença de domínio metaloproteinase, domínio desintegrina e trombospondina. A interação entre os fatores de crescimento e os domínios trombospondinas desta protease tornaria ADAMTS-1 candidata a modular o microambiente tumoral. O objetivo deste estudo é avaliar o papel da protease ADAMTS-1 no microambiente tumoral. Pretendemos analisar se esta protease é capaz de interferir nos efeitos dos fatores de crescimento; tanto na invasão local como na sistêmica de células do fibrossarcoma. Inicialmente, através de experimentos in vitro analisaremos as interações entre os fatores de crescimento e ADAMTS-1 como o uso do sistema de ressonância plasmônica. Com ensaios funcionais utilizando cultura de células vamos estudar os efeitos dessa possível interação na viabilidade de células tumorais. Além disso, avaliaremos se a presença de ADAMTS-1 interfere em diferentes vias de sinalização ativadas pelos fatores de crescimento. Utilizaremos embriões de zebrafish (Danio rerio) como modelo in vivo. As células tumorais serão evidenciadas com moléculas contendo GFP ou corantes fluorescentes. Após a modulação da expressão de ADAMTS-1 nas células tumorais, serão injetadas nos embriões. Será realizada a técnica de time-lapse para observar a dinâmica de interação da célula tumoral com estroma. Através de imunofluorescência observaremos o comportamento das células tumorais em relação aos vasos sanguíneos. Acreditamos assim, que nossos dados fornecerão informações sobre esse tumor que poderão auxiliar no sucesso do tratamento dessa neoplasia na clínica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NORIEGA-GUERRA, HEYDI; CRUZ, MARIO C.; RIBEIRO, PRISCILLA R. L.; STRNADEL, JAN; WAN, HUAWEI; KLEMKE, RICHARD L.; JAEGER, RUY G.; FREITAS, VANESSA M. ADAMTS-1 disrupts HGF/c-MET signaling and HGF-stimulated cellular processes in fibrosarcoma. Experimental Cell Research, v. 363, n. 2, p. 271-282, FEB 15 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUERRA, Heydi Noriega. Importância da protease ADAMTS-1 na invasão local e sistêmica de células do fibrossarcoma.. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.